O congresso do CDS decorreu ameno, pelo que me pude aperceber aqui à distância. Demasiado ameno mesmo, quase unanimista. Será bom sinal? Não creio, a julgar pelos poucos ecos que me vão chegando, receio mesmo que seja mau sinal para Paulo Portas...
Parece que o partido ficou arrumadinho, com direito a Ala Liberal e tudo. Oxalá traga debate interno e produtividade de ideias.
Será curioso ver o desempenho eleitoral de Telmo Correia, sobretudo em comparação com Manuel Monteiro. Não se auguram grandes feitos, para o lado do Caldas...
Pareceu-me que Paulo Portas não resistiu, mais uma vez, a importar bandeiras que "lá fora" deram frutos. Neste caso, a Turquia. Oxalá tenha sido equívoco.
Quanto ao Portugal com que sonho, sinto que mais uma vez ficou adiado. Espero que seja a última vez - pelo menos no que me diz respeito. Ainda assim, é possível um Portugal melhor!!!
Politicamente conservador e economicamente liberal: sou da ala conservadora.
ResponderEliminarOs conservadores precisam de um líder!
O amigo Libertas far-me-á o favor de não levar a mal a pergunta, mas exactamente o que é que quer conservar no Portugal actual?
ResponderEliminarUm conservador será um defensor das melhores tradições da Nação.
ResponderEliminarEconomicamente, um conservador defende o liberalismo económico de Hayek e Friedmam. Só o liberalismo permitirá a eliminação da pobreza da face da terra pelo desenvolvimento económico que a concorrência gera.
-«mas exactamente o que é que quer conservar no Portugal actual?»
-concedo: NADA!
Obrigado, caro Libertas, pelos seus esclarecimentos.
ResponderEliminarVejo então que estamos em sintonia. Eu não me definiria como um conservador, mas partilho da definição que dá. Apesar de preferir o liberalismo filosófico, de inspiração francesa e boa continuação britânica, nos campos económicos e financeiros, de que os dois pensadores que refere serão referências mais recentes, mas nem por isso menos significativas.
Creio que a democracia-cristã nos dá ampla cobertura aos dois...
«Creio que a democracia-cristã nos dá ampla cobertura aos dois...»
ResponderEliminarEntão estamos de acordo. O problema é que a designação «democracia-cristã» pode ser equívoca, daí preferir a classificação de «conservador».
A DC chilena não é certamente um exemplo a seguir...Lavín está bem mais perto de nós que Bachelet! Mas dizem-se democratas-cristãos...
Em Itália talvez prefira a AN de Fini à UDC ou, pior, aos «democratas-cristãos» da União...
Já agora, amigo Ventanias, esclareça-me das suas preferências no Chile e em Itália.
ResponderEliminarNa França eu teria preferido Villiers em vez de Sarkozy...
Felizmente sou português, não tenho de fazer escolhas nesses outros países de que fala. Mas concedo, há muito tempo que não me revejo com serenidade na democracia-cristã à portuguesa...
ResponderEliminarQuanto ao Chile, também lhe digo que não tenho informação suficiente. Quanto a Itália, não conheço o suficiente da AN, mas também não gosto da actual UDC. E quanto à França, provavelmente concordaria consigo numa primeira volta e tenho muitas dúvidas se votaria Sarkozy mesmo numa segunda volta, sendo certo que nunca votaria socialista... ainda assim creio que a França vai melhorar muito com o actual presidente e estou esperançado que a Europa possa beneficiar disso - e não é por causa da Turquia, é pela recuperação de valores fundamentais à democracia liberal e cristã, como o do trabalho e o do mérito. A ver vamos...
Creio que estamos muito bem no mesmo partido.
ResponderEliminarEu nunca estaria num partido em que os seus filiados pensassem de modo tão distinto como no PSD ou no PS. No PSD a única coisa que os liga é o tacho/poder.
Infelizmente o CDS tem muitos anti-corpos pois creio que em Portugal poderíamos ter 20 a 25% de deputados clamentemente de Direita.
No referendo ao aborto tivemos 40%. Certamente que pelo menos metade serão de Direita mas na hora do voto elegem deputados de esquerda (PSD) que nunca os representarão os eleitores.
Acreditamos na responsabilidade de cada individuo como parte do tecido social, só cada um lutando pelo que acredita e civicamente responsável consegue fazer uma sociedade melhor. Eu tenho um blog com uns amigos para denunciar situações de internet e baixar os preços da mesma. Assinem o nosso manifesto!
ResponderEliminar