segunda-feira, abril 23, 2007

Parabéns Paulo Portas

Como votei no JRC sou um dos derrotados das eleições de sábado.
A democracia é isto, discute-se antes dos votos, ganha-se e perde-se e depois respeitam-se os resultados. É isto que vou fazer. Em coerencia com isto estou a repetir o que coloco no título deste "post", parabéns a quem ganhou!
Vejo como positivo que tenha havido um vencedor claro. Com 75% dos votos, Paulo Portas tem o partido consigo e tem espaço para fazer a tal oposição eficáz. Terá ainda da parte dos 25% que não votaram nele o respeito pelos resultados e a ausência de oposição interna. Tenho a certeza que Ribeiro e Castro (e todos os que com ele estiveram) será comedido nas suas palavras, continuará a colaborar com este partido que é o seu e não organizará uma "milicia oposição" atrás da qual se esconderá. Nos tempos que correm, Paulo Portas não podia pedir mais.
Como preocupante vejo 3 coisas:
1. Votaram pouco mais de 7000 militantes. Nas directas anteriores em que RC tinha concorrido sozinho, os votantes tinham sido 5000. É pouco. Ficaram muitos militantes em casa, provavelmente desagradados com os últimos acontecimentos.
2. O CDS para crescer tem de convencer eleitores do PSD. Os tempos do Independente deixaram marcas dificeis de ultrapassar nesses eleitores.
3. Se fossemos perguntar a quem quisermos quais são as caracteristicas distintivas do CDS teremos muitas repostas diferentes e, talvez, muitas pessoas que não saberão responder. Não sendo um partido de militantes, o CDS tem na doutrina as suas caracteristicas distintivas. Só que, ao longo dos anos temos ouvido que é de direita, que é conservador, que é Democrata Cristão. Para além do facto que estas designações nada dizem aos eleitores, elas são diferentes entre si. Parece-me muito importante que o CDS possa ser conhecido pelo que pensa e pela sua visão para Portugal. Afinal de contas é para isso que existem partidos.
Felicidades à nova Direcção.

5 comentários:

  1. Convençam-se de vez que ganhou o PP, perdeu o CDS!
    A ver vamos!.......

    ResponderEliminar
  2. De onde se conclui que 75% dos votantes ou querem o mal do CDS ou...são estúpidos !

    ResponderEliminar
  3. A conclusão (com a qual não concordo) é sua e não minha...

    ResponderEliminar
  4. Votei JRC. Desejo a maior das sortes à nova direcção desde que dê voz aos contribuintes e às famílias de Portugal.

    Estamos fartos de socialismo...

    ResponderEliminar
  5. Inteiramente de acordo com o 1º Anónimo. Votei no Porto e votei JRCastro. Quando fui votar deu para perceber que o "velho" CDS´foi arrumado no baú das memórias. Agora existe o PP do Dr.PP.
    Excelente ponto de vento João M Porto.
    Mas será que depois do Largo do Caldas ter virado visita de domingo à Feira Popular, podemos esperar respeito dos que ganharam, por quem perdeu?
    O prenúncio, foi MAU.

    ResponderEliminar