quarta-feira, abril 11, 2007

As maçãs do Sr. Peabody

A Madonna tem um livro para crianças que se chama as Maçãs do Sr. Peabody que tem uma conclusão que eu gosto muito. Já no fim do livro, depois de uma série de enredos, o Sr Peabody dá para as mãos de uma criança uma almofada de penas e diz-lhe para a esfaquear. As penas soltaram-se ao vento e voaram para todos os lados. Depois, o Sr Peabody diz à criança: agora tenta apanhá-las todas. Não vais conseguir. O mesmo se passa quando disseres mal de alguém. Nunca vais conseguir apagar por completo o rasto do que disseste. Não me parece que o caso da licenciatura do nosso primeiro ministro se resuma a umas penas ao vento, mas não tenho dúvidas de que por mais investigações que se façam, inquéritos que se abram, desmentidos e declarações que se ouçam, vão ficar para sempre penas por apanhar, e marcas muito profundas na imagem do nosso primeiro ministro. E isso não deixa de me confranger. Confrange-me a pequenez de um país em que a importância do título é de tal ordem que as pessoas se sentem obrigadas a ostentá-lo, seja como fôr. Confrange-me um país em que a única correcção que é feita num despacho de nomeação (confiram a notícia no Público de hoje) é para acrescentar o Professor ao título de Dr. Confrange-me saber que, pelo meio da mesma lista, estarão provavelmente meia dúzia de Srs Drs. que tremem porque foram mal identificados como Professores Doutores, e não se levantaram nunca para exigir a correcção. Males de homens, mas que revelam muito das pessoas e muito mais do país e da cultura que vivemos.

1 comentário:

  1. É claro que sim.Estou de acordo que tudo isto é feio. Mas pior que tudo é saber que há gente a organizar,jornalistas interessados no "pior melhor".

    É esta pequenez que confrange.Percebe-se que não é por acaso que é neste momento e não noutro.Este assunto era conhecido há cerca de dois anos.

    Estando ou não de acordo com Sócrates ( e eu já escrevi aqui várias vezes que este Governo está, sòmente, a tentar salvar o essencial do Estado, e não a reformá-lo )há que dizer que mexeu em interesses instalados no aparelho de Estado.Corporações, Sindicatos, no seu próprio Partido.

    O aparelho do PS é o que há de pior neste tipo de coisas!

    Quem não se lembra do que aconteceu a Ferro?

    Procurem perto que encontram!

    ResponderEliminar