quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Desigualdade

Escrevi um artigo que o nosso comum amigo Carlos Furtado, postou aqui no Nortadas!
Com um título politicamente incorrecto! " Tirar aos pobres..."

Fiquei com a ideia que nem todos (por minha culpa, naturalmente) atingiram o ponto onde queria chegar.

A primeira questão (que me irrita solenemente) é que há como uma espécie de "lei não escrita" que diz que os pobres são defendidos pela Esquerda. Ora o nosso País, nestes últimos dez anos, é o exemplo vivo que não é assim!

A Esquerda usa o Estado para "aplanar" as desigualdades, no sentido de que o verdadeiro" pecado" seria " o sermos desiguais".Nos genes, nas circunstâncias, nas oportunidades...

A questão é que efectivamente somos desiguais não havendo nisso qualquer pecado!

A sociedade deve "aplanar" as desigualdades, não nivelando por baixo (tu nasceste muito inteligente, vais para o inferno) mas antes dando condições para que todos, com as suas qualidades e os seus defeitos, possam contribuir da melhor forma para o bem de todos!

O que podemos, pois, desejar é que todos sejam apoiados na medida das suas qualidades, oferecendo, a todos, as mesmas oportunidades!

Ora, o que a Esquerda demonstrou, aqui e em outros países, é que nunca isso foi conseguido, criando a partir do aparelho de Estado uma elite que,ao invés, sempre se mostrou egoísta,irresponsável, avessa á inovação, o que só por si, é o maior entrave á criação de novas oportunidades!

A verdadeira questão é a desigualdade de oportunidades que , e nós somos o maior exemplo disso mesmo, é muito mais favorável para quem se senta à mesa do orçamento!

A Direita deve "desmontar" o mito, lutando por:

Uma sociedade que enriquece no seu todo! (por isso acreditamos na iniciativa privada e na economia de mercado)

Exista uma rede de segurança que apoie os mais pobres! (por isso acreditamos num sistema de dois pilares)

E que haja sempre a oportunidade de qualquer pessoa crescer no sistema! (por isso acreditamos numa educação independente do "igualitarismo" do Ministério, numa Justiça célere livre de corporativismos, no abrandamento das barreiras sociais...)

Existindo aquelas três condições a desigualdade não é errada!

No meu artigo citado, mostrei que a Esquerda, há dez anos no poder, não conseguiu nenhuma daquelas condições!

PS: Ver Pedro Norton na Visão e The Economist


LUIS MOREIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário