domingo, janeiro 14, 2007

Teremos Presidente?

Já está, o ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy, foi hoje formalmente proclamado candidato à Presidência de França pela UMP!

Sarkozy, de 52 anos, disputará na Primavera as eleições presidenciais francesas, com a candidata socialista, Ségolène Royal, a quem já me referi no "Nortadas", defendendo quanto à UE uma clara definição de fronteiras e a não aceitação da Tuquia como estado membro.

Sarkozy, de acordo com a maiorida das opiniões, é um político de uma direita refrescada, determinado, com ideias claras, corajosas e renovadoras. No passado Março, se bem se recordam, aquando dos protestos contra o Contrato de Primeiro Emprego (CPE) que fora decidido implementar, Sarkozy sugeriu que a medida fosse submetida a um período experimental de seis meses, demarcando-se do primeiro-ministro, Dominique de Villepin, na véspera de um novo dia de manifestações, quebrando a solidariedade governamental pedida por Villepin. Sarkozy sublinhou que a situação nos subúrbios franceses "continuava tensa". Uma situação motivada, em sua opinião, por "30 anos de falta de firmeza, mas também de pouca generosidade para com os jovens desses bairros".Este político francês (http://blog-ump.typepad.fr/blog)já em 2005 acumulava os lugares de presidente da UMP, ministro de Estado, estava encarregue das pastas do Interior e da organização do território e era Presidente do conselho geral de Hauts-de-Seine, além de conselheiro municipal de Neuilly-sur-Seine, de cuja Câmara foi presidente de 1983 a 2002.

Assistiremos a alguma surpresa? O actual Presidente da República Francesa será também candidato? E Villepin? E Le Pen?

Sem comentários:

Enviar um comentário