sábado, janeiro 06, 2007

A cidade mudou

CRUZ NA PORTA da tabacaria!
Quem morreu? O próprio Alves? Dou
Ao diabo o bem-star que trazia.
Desde ontem a cidade mudou.

Quem era? Ora, era quem eu via.
Todos os dias o via. Estou
Agora sem essa monotonia.
Desde ontem a cidade mudou.

Ele era o dono da tabacaria.
Um ponto de referência de quem sou.
Eu passava ali de noite e dia.
Desde ontem a cidade mudou.

Meu coração tem pouca alegria,
E isto diz que é morte daquilo onde estou.
Horror fechado de tabacaria!
Desde ontem a cidade mudou.

Mas ao menos a ele alguém o via.
Ele era fixo, eu, o que vou.
Se morrer, não falto, e ninguém diria:
Desde ontem a cidade mudou.

(Álvaro de Campos)

O 78 era um belo autocarro!

Era relativamente pontual, tinha uma rota fantástica, e passava nos principais locais desta cidade. Conheço aquele percurso de cor, e quase que ainda consigo dizer onde eram todas as paragens entre o Castelo do Queijo e a Avenida dos Aliados (daí em diante confesso que não consigo identificar todas...).

O verdadeiro 78 era de 2 andares! Era extraordinário a curvar, por exemplo da Avenida da Boavista para a Rua António Cardoso. E a destreza que exigia para subir e descer aquelas escadas interiores?

Tenho que confessar aqui (nunca o tinha contado a ninguém!...) que um dia andei à guna. Foi para ir à feira do livro com o Xico Pacheco de Amorim. Mas foi só uma vez...

Ainda me lembro - claro que me lembro! - de quando havia revisor (antes do chamado "agente único"). O pobre homem corria os 2 andares do autocarro, com aquela bolsa de cabedal a tiracolo, a verder bilhetes e a "trincar" pré-comprados. Era o "pica" (o "pica-bilhetes").

Mas o mais extraordinário era o percurso, imaginado por alguém que conhecia muito bem a cidade. Em rigor, o percurso era até bastante natural e óbvio. Vendo bem, a haver uma linha de autocarros no Porto (se só pudesse haver uma linha) tinha de ser a do 78.

Pois bem: o 78 acabou!

Não há nenhum outro nº a fazer esse percurso. Não foi, portanto, o mítico nº que deixou de ser utilizado. Foi o próprio conceito que acabou! Já não há nenhum autocarro a ligar os principais pontos da cidade!

A cidade mudou...

Sem comentários:

Enviar um comentário