Antes de mais um registo de interesses: fui convidado e participei como comentador num debate moderado pelo Rui Batista. Gostei e espero que eles também e me convidem de novo.
Agora que está feita a declaração vamos ao que interessa: o Porto Canal.
Conhecia um pouco as dificuldades de lançamento do Canal. Desconhecia que a data de lançamento acabou por ser uma imposição superior do estilo "se quiserem começar tem que ser na segunda feira", segunda para a qual apenas faltavam 3 ou 4 dias. Eram precisos alguns milagres. A experiência do Bruno Carvalho e a disponibilidade da equipa fez o resto.
A aposta em gente nova é um risco e um trunfo. É um trunfo pois estes não têm vicios, não têm "reis na barriga" e estão prontos a vestir a camisola. É um risco pois enquanto trabalham e lutam contra o tempo vão limando a falta de experiência.
Existem alguns formatos já testados na NTV que continuam a ser um sucesso. Outros precisam de ser melhorados. Outros repensados. Mas isso tudo faz parte de qualquer projecto. A RTP, a TVI, ou a SIC já lançaram programas que não resultaram, que tinham encargos loucos e que pura e simplesmente desapareceram de antena. Basta ir vasculhar no passado, coisa que a Porto Canal ainda não tem mas seguramente terá.
É que ao contrário da Invicta TV este é um projecto com credibilidade. E com futuro.
Mas a importãncia do Porto Canal é muito maior do que se possa imaginar. Não é só um projecto de televisão. É um projecto de comunicação numa região que dia a dia vê perder os seus jornais, as suas editorias, a sua capacidade de se fazer ouvir e influenciar. Basta olhar e ver o que se passa para elogiar e apoiar quem se arrisca a lutar contra as marés.
Como escrevia Luis Costa, na edição de domingo do Público, "Já que continua a ser tão dificil ouvirem-nos no país, pelo menos deixem-nos falar para nós próprios...".
Se mais não for que assim seja.
Ola sou um espectdor assíduo sempre que posso e gostei muito do projecto.Uma televisão mais proxima das jentes mustrar o que as pessoas conhecem,um grande exemplo é a liga dos ultimos,um programa que tambem poderá ter o mesmo sossesso,pode ser por exemplo os fados mostrar a essencia do norte para mim e para muitos que conheço e que falamos estão no bom caminho,mais proximo do povo.eu tambem tive uma ideia que pensso que teria algum impacto,
ResponderEliminarque era fazer um programa no mesmo estilo da colinaria,mas em vez de se falar de comida falar de mecanica,toda a gente tem carro uo mota,e tem duvidas e entao fazer um programa de esclarecimento e de perguntas que podessem por,acho que seria de utilidade geral,eu tenho 28 anos de mecanica e gustava de esclareçer as pessoas e mostrar ou fazer algumas operações de interesse delas.Se penssarem no projecto podem contar com a minha ajuda e participação.um abraço.