Considero que muitos dos Sindicatos são um travão ao desenvolvimento do País, e prejudicam muito a competência, o aproveitamento e a imagem dos seus associados.
O Ensino em Portugal “deixa muito a desejar”. Os alunos contribuem para isso, os professores também e os Sindicatos muito.
Os Sindicatos na área da Educação só estão preocupados com eles e com o clientelismo que albergam. A sua acção quase se resume a protesto por protesto, a greve para justificar a existência. A Educação em si, é um acessório transversal ao essencial
Senão analisemos os “números” da actividade sindical na Educação.
Em Portugal, existem 4 Federações de Professores – Fenprof, FNE, Fenei/Sindep e Fepeci/Sinape, que representam cerca de 20 Sindicatos, e para os quais em 2004 estiveram deslocados 1200 professores e no último ano foram deslocados 450 professores. Mas a lista não termina por aqui, existem mais 10 Sindicatos Independentes, o que totaliza cerca de 40 Sindicatos (sim, 40!) na área da Educação, formadas por 40 estruturas funcionais.
Federação Nacional dos Professores (FENPROF):
- É constituída por 7 Sindicatos (sim, são 7!) que representam a existência de tantas outras estruturas agremiadoras de professores: Sindicato da Grande Lisboa; Sindicato da Madeira; Sindicatos dos Açores; Sindicato da Região Centro; Sindicato da Zona Sul; Sindicato da Zona Norte; Sindicato do Estrangeiro.
- Para a Fenprof foram deslocados 180 professores, isto significa que foram transferidos 180 professores da função para que foram contratados, ou seja, ensinar.
Federação Nacional dos Sindicatos de Educação (FNE):
- Fazem parte 11 Sindicatos e mais 3 Sindicatos dos a Auxiliares de Educação, o que totaliza 13 ao todo (sim, são 13!).
- No último ano, foram deslocados para a FNE 120 professores, isto significa que foram transferidos mais 120 professores da função para que foram contratados, ou seja, ensinar.
Federação Nacional de Ensino e Investigação (FENEI):
- É constituída, pelo menos, pelo SINDEP - Sindicato Nacional e Democrático dos Professores, mas eventualmente terá mais.
- No último ano, foram deslocados para a FENEI/SINDEP 20 professores, isto significa que foram transferidos mais 20 professores da função para que foram contratados, ou seja, ensinar.
Federação Portuguesa dos Profissionais da Educação, Ensino, Cultura e Investigação (FEPECI):
- É constituída, pelo menos, pelo SINAPE - Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação, mas eventualmente terá mais.
- No último ano, foram deslocados para a FEPECI/SINAPE 10 professores, isto significa que foram transferidos mais 10 professores da função para que foram contratados, ou seja, ensinar.
Outra curiosidade, é que a lei não prevê este número de Professores deslocados a tempo inteiro. Legalmente um dirigente sindical tem direito a 4 dias de dispensa de aulas por mês para exercer funções sindicais.
É caso para dizer que a taxa de aproveitamento e produtividade dos Sindicatos tem nota negativa, ou seja, estão reprovados!
Sem comentários:
Enviar um comentário