Jaime Gama tem vindo a falar na hipótese de redução dos Deputados no Parlamento. Parece-me bem, é uma discussão que o País tem que ter com seriedade.
E discutir com seriedade, é não olhar só para o nosso umbigo e começar a fazer cálculos de cabeça com as eventuais perdas ou ganhos.
Discutir com seriedade é não cair no populismo de achar que todos os Deputados são mandriões e que não estão lá a fazer nada. Mas também não se pode cair no erro de achar que todos são precisos para o normal funcionamento do Parlamento, todos sabemos que não, muitos estão lá para “marcar o ponto”, e para os que trabalham a sério até acaba por ser desprestigiante.
Uma discussão séria começa por os partidos perceberem que a democracia não é estática, precisa de melhoramentos e ajustes conforme as décadas vão passando, a democracia que temos é herdada do PREC, há que reequaciona-la para o Século XXI.
Reduzindo o número de deputados, estou convencido que a categoria dos mesmos subiria, não só pelo efeito de que ficariam os melhores, como chamaria pessoas que não gostam de estar mal acompanhadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário