terça-feira, abril 18, 2006

Colegas são ...........

Detesto a palavra colega e de cada vez que a ouço não consigo deixar de me lembrar de um "colega caçador" que sempre que se lhe dirigiam nesses termos respondia "Colegas são as putas!!!".
Portugal é um país que tem destas coisas.
Todos somos colegas de todos mesmo que as pessoas nem se conheçam.
Pergunto-me o porquê de tamanho fenómeno mas não sei explicar.
Julgo que será um misto de nacional porreirismo com alguns complexos de inferioridade e muita carência à mistura.
Ainda hoje foi uma alegria.
Desde manhã que não imaginam a quantidade de colegas com quem tive.
Fui a Vila do Conde e enquanto procurava lugar para estacionar junto do Tribunal lá apareceu um "arruminha" - que nunca vi mais gordo mas seguramente meu conhecido de longa data - e que rapidamente se dirigiu "Ó Colega estacione aqui!!".
Como não me apetecia confraternizar com aquele "colega" de "longa data" decidi estacionar noutro sitio.
Mas mal páro o carro apareceu mais um "colega" a cravar a moedita - "Ó colega é só uma moedita para...." e lá começa um rol de mentiras pegadas
..... é para apanhar o autocarro para ir ajudar uma velhinha blá blá blá blá.......
Entrado no Tribunal de imediato sou cumprimentado por uma série de colegas
"Então colega tá bom?"
"Então por aqui ò colega?
"Ó colega lembra-se daquele assunto assim e assim e assado..."
Terminados os afazeres judiciais e até entrar no carro vou esbarrando, inevitavelmente, numa série de colegas e aqui vai disto
- cumprimento para cá e cumprimento para lá
já junto ao carro,deparo-me com o último dos colegas, a pedir uma moedita e esgrimindo com convicção outra qualquer causa nobre que justifique a doação.
Mas se para qualquer mortal aquela quantidade de colegas já era bastante em Portugal a coisa não fica por aqui.
Sim no regresso páro numa bomba de gasolina e qual não é o meu espanto quando me deparo com mais um e de imediato ouço
"Ó colega chegue um bocadinho à frente..."
Eis-me chegado ao escritório onde estou rodeado de Colegas mas antes está na rua um piquete da Câmara do Porto e rapidamente um dos elementos me vem solicitar:
"Ó colega não estacione aí estacione antes ali..."
Nos outros países as pessoas tratam-se com formalismos, com deferência, respeito e quase ninguém se conhece.
Em Portugal as pessoas padecem todas de coleguice.
Portugal tem destas coisas o que faz de nós um caso único. Aqui ninguém se sente à parte, sozinho, isolado.
Afinal de contas somos todos colegas e amigos da coleguice.
Julgo mesmo que em mais nenhum país do mundo há tantos colegas e tanta coleguice.


A bem....Nação e da coleguice!

Sem comentários:

Enviar um comentário