sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Mourinho, fitas e ameaças


Que José Mourinho era homem de muita fala e insinuações já todos nós sabiamos. No FCP usou e abusou e então desde que rumou a terras inglesas é um forró. Ninguém escapa à sua língua viperina, estratégia que visa irritar adversários e estimular tropas internas.

Nunca fui um admirador da personagem, reconhecendo-lhe os méritos desportivos, por isso não estou a aproveitar a derrota para atacar, mas tão sómente analisar o seu comportamento à luz do que eu considero ser um comportamento deportivo.

As declarações antes do Chelsea-Barcelona serviram para animar o jogo. As declarações depois do jogo para despoletar ameaças de morte ao árbitro. Diga-se em abono da verdade que desconheço se as autoridades consideram-nas válidas ou apenas desabafos de mau perder de adeptos mais mal dispostos. O certo é que após o Barcelona - Chelsea de há um ano elas foram levadas a sério.

E é aqui que José Mourinho tem que perceber o seu papel na sociedade em que se insere. Ele não é um irresponsável que ninguém lê ou ouve. Infelizmente, ele é ouvido e lido por muita gente e seguido por alguns lunáticos, que diga-se em abono da verdade tenderão a ser cada vez menos. José Mourinho insiste em não o perceber.

Eu gosto do Mourinho que nos explica as opções táticas. Eu não gosto do Mourinho que se desculpa nas derrotas. Eu gosto do Mourinho que diz que o Lampard é o melhor jogador do Mundo. Eu não gosto do Mourinho que diz que joga com a equipa B em Barcelona.

Pode ser que ainda alguém vá a tempo de explicar ao homem que assim a sua vida será curta. Pois quando não aparecerem resultados vão aparecer as facadas nas costas.

Nota final: o argentino Messi fez fita sim senhora. Mas o del Horno entrou com tudo e não era na bola que pensava. O justo era vermelho no jogador do Chelsea e amarelo no do Barcelona. Mas o futebol nunca foi o desporto mais justo do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário