quarta-feira, fevereiro 08, 2006

CIDADANIA

O "movimento cívico" de Manuel Alegre deixou cair, com fragor, uma das suas primeiras causas: a despenalização do aborto. Durou pouco a festa, pá. Folgo em saber.
E porquê é que tombou a causa? Porque, segundo Inês Pedrosa, o movimento é transversal e o aborto não é uma questão de consenso. A "cidadania", como era de prever, acabou de morrer. Fico contente, tendo em conta o tema, mas quem deve estar ainda mais feliz com este "flop" é o próprio Manuel Alegre que se livra, numa penada, de toda esta gente que lhe andava a exigir posições "cívicas" e atitudes. Ele já percebeu, com certeza, que este tipo de agregações, tipo albergue espanhol, cheios de idealismos e entusiasmos, mas sem qualquer aderência à realidade, esbarra-se frente à primeira dificuldade concreta. Não existindo um "core" de ideias e valores comuns não é possível, de facto, "defender causas". Qualquer "causa" há-de necessariamente prejudicar a estabilidade transversal do movimento.
Bem os queria ajudar sugerindo alguns temas consensuais que pudessem ser defendidos pela "cidadania", mas só me ocorre a protecção do lince da Malcata. Não desanimem, todavia, os cidadãos, há-de haver outros, creio.

Sem comentários:

Enviar um comentário