quinta-feira, novembro 17, 2005

FUROS

Li hoje no Público que muitos professores estão contra as aulas de substituição, estando mesmo, alguns deles, psicologicamente afectados com a medida porque, alegadamente, acham que estão simplesmente "a tomar conta de meninos" e que os alunos não os respeitam. Acho notável. Do meu ponto de vista, atrevo-me até a dizer que está em causa a melhor medida na área da educação dos últimos 20 anos. Todos ganharam com as aulas de substituição, os pais, as crianças, a escola e os professores, ainda que não tenham consciência disso. Confesso que gostava das faltas dos professores, lembro-me perfeitamente o bem que me sabia os furos na minha mocidade e as belíssimas horas que passei a jogar bilhar. Mas também vi que muitas vezes os maus caminhos começavam precisamente nessas horas. Hoje, os tempos e a responsabilidade são outros. O facto de as crianças estarem ocupadas com actividades curriculares quando têm um furo é, sem dúvida, um factor decisivo para a sua segurança e para o seu desenvolvimento adequado, o que a prazo vai beneficiar todo o sistema, incluindo os professores. Quanto aos lamentos dos professores, só depende deles imporem o respeito e assegurarem algum sentido útil às aulas de substituição. Queixarem-se de que "estão a tomar conta de criancinhas" só os devia envergonhar, pois não apenas revela que não percebem nada da função como expõe às claras a sua incompetência.

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