Tal como no futebol, nem sempre a prestação que se tem dá o resultado que é preciso. São as chamadas vitórias morais. E foi o que aconteceu no debate de ontem na RTP e que opôs os 4 candidatos à CMP. (É impressão minha ou existe um candidato do PND/PPM?)
Voltando ao debate, Francisco Assis precisava de ganhar por muitos para ainda ter esperança. Mas de facto não basta "berrar" aos 4 ventos que a visão dele sobre o Porto vai muito para além das suas fronteiras em contraponto à visão paroquial de Rui Rio. É curto, muito curto. E nem a acusação de Rui Rio gerir a cidade de costas voltadas para as principais instituições portuenses lhe serviu de muito. É que pelos vistos Assis apenas tenta usar o FCP e Rio desmonta com facilidade essa promiscuidade dos tempos de Gomes/Cardoso.
Rui Sá é um bom tipo, e um amigo de Rio. A sua dedicação à cidade é conhecida, e ninguém lho nega. Mas a única bandeira é o seu conhecimento dos bairros sociais. Mas eu estou como PMF no Blasfémias. Não vivo em bairros sociais e vivo nesta cidade.
O Teixeira Lopes é um "patusco". Ainda não percebi que ideias os bloquistas têm para a cidade. O melhor mesmo é que a explicação pela via da prática lhes seja negada. Democraticamente claro.
Posto isto falta Rui Rio. O debate não lhe correu mal, o que chegava como o demonstram todas as sondagens. É um homem sério, e como lembrou Ricardo Jorge Pinto na análise da RTPN, o que promete cumpre. Promete pouco é certo. Não entusiasma ninguém mas a concorrência também não. Vou acreditar que basta não deixar destruir a cidade, o que Gomes e companhia fizeram com quantidade, para que estejamos no bom caminho. No dia 10 espero que tenha uma visão mais abrangente do que deve ser uma cidade como o Porto. Para bem de todos nós.
Sem comentários:
Enviar um comentário