sexta-feira, setembro 16, 2005

As autárquicas em Lisboa

As eleições em Lisboa vão ser interessantes na análise pós resultados. Mas também o são nesta fase e assim tratarei de tecer algumas observações depois de ontem ter assistido ao debate entre Carmona Rodrigues e Manuel Maria Carrilho.

José Sá Fernandes mostrou que é bom a chatear e a arranjar problema aos outros mas que ideias concretas para resolver os problemas dos cidadãos não é com ele. Os seus votos serão certamente residuais, acreditando eu que o bloco descerá claramente.

Rubem de Carvalho é um bom candidato. Demonstrou conhecer a cidade, os problemas dos lisboetas e ter ideias. E nalgumas não difere muito das que outros candidatos têm apresentado o que prova que estas eleições são muito mais de pessoas do que de ideologias partidárias. Acredito que o PC terá um bom resultado.

Manuel Maria Carrilho é um caso sério de erro de casting. As ideias são vagas, cheias de lugares comuns e a imagem que passa é de alguém que aterrou hoje em Lisboa. Não é claramente um homem de terreno, tem dificuldade em desligar-se de uma imagem demasiado cosmopolita e até a forma como se exprime é afectada. Prevejo duro castigo nas eleições.

Carmona Rodrigues tem falado com a segurança que lhe permite o conhecimento dos dossiers da gestão lisboeta. Boa imagem televisiva, boa dicção, boa capacidade de explanação de ideias misturada com arrogancia QB foi um surpresa pela positiva. Nota-se no entanto a fraqueza nas questões e problemas sociais que afligem Lisboa. Será claramente o vencedor.

Maria José Nogueira Pinto é um dos casos claros que um bom candidato pode dar um excelente presidente. Tem tido boas prestações televisivas, segurissima a falar dos problemas sociais, clara na exposição dos problemas e das soluções que propoê merece o voto dos lisboetas. Acredito que pode ter um bom resultado e que a sua eleição para a vereação seja uma realidade que só beneficiará a cidade.

Mas ainda falta muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário