terça-feira, julho 26, 2005

Comunicação social, empresários e Espanha

O mundo dos negócios é sempre um mundo complicado de perceber. O mundo da comunicação social mais complicado é. Senão vejamos o que se passa no nosso país:
- Media Capital vendida aos espanhois da Prisa
- Comércio do Porto e Capital com previsão de encerrarem no domingo por desistência do grupo Prensa Ibérica, os seus actuais proprietários.

Se por um lado temos a entrada em grande do mais forte grupo espanhol de media, temos a saída daquele que é a referência em termos de imprensa regional em Espanha.

Mas nos dois casos temos que os empresários Portugueses não vão a jogo. Paes do Amaral prefere fazer um encaixe de milhões de euros, o que demonstra que não era um empresário da comunicação social, e entregar de mão beijada uma televisão que é líder de mercado e uma rede de rádios e revistas com implantação no panorama da media portuguesa.

Por outro lado, não existem movimentações/manifestações de vontade em ficar com duas das publicações diárias mais antigas. É certo que o estado de saúde não é o melhor (se o fosse os espanhois não saiam, mas será que foi feito tudo o que seria desejável?), mas o prestígio que por exemplo o Comércio do Porto ainda tem, bem como a sua importância na região Norte mereceriam bem uma melhor atenção. (voltarei a este assunto noutro post).

Dizem que o dinheiro não tem cor nem bandeira. Não será bem assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário