Esta semana o nosso atarefado presidente andou a vistar empresas bem sucedidas e tecnológicamente avançadas. Houve outros tempos (quando o governo não era da sua cor) em que o Presidente visitava empresas em dificuldades e recebia e "abençoava" os Sindicatos.
Esta semana o Presidente clamou a favor do mercado, exultou pela iniciativa e pela capacidade de correr riscos como forma de ser dado o "grande salto para o futuro". Fez eco de politicas de rigor e chamou-nos a todos para um esforço de nos suplantarmos a nós próprios. O maior dos Economistas Liberais não discursaria melhor.
A meio do percurso exigiu que a Banca tivesse um maior papel no apoio às empresas esquecendo-se que a maioria delas está já excessivamente endividada e não sabendo que a função da Banca é muito diferente do Capital de Risco.
Estamos na fase Liberal do Presidente. Vamos esquecer-nos que noutros tempos ele mesmo reduziu o deficit a um pormenor, clamou por maior apoio social que não temos dinheiro para pagar e que asfixia as empresas entre outras intervenções em sentido contrário a esta.
Já não há muita pachorra para o aturar mas já só faltam 6 meses. Vamos ver o que nos reservará o futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário