terça-feira, fevereiro 15, 2005

A Tertúlia do Comercial

Ontem foi dia de Tertúlia na Associação Comercial. "O Porto e os orgãos de comunicação social" ou melhor, a perda de influência do Porto na comunicação social e a forma como o Porto é visto pela comunicação social.

Começando pelo fim, diria que o Porto é visto pela comunicação social da forma que lhe chega. Estou certo que Serralves tem a melhor comunicação social possível, pois merece-a em dois prismas: tem matéria prima e divulga-a correctamente. A partir deste exemplo extrapole cada um para os exemplos que pretender.

Quanto ao facto da perda de influência do Porto na comunicação social, diria que esta perda ainda acaba por ser menor se comparada com outros sectores de actividade que foram fundamentais na afirmação de toda um grande Porto: banca e seguros. Hoje são editados a partir do Porto 3 jornais diários, que têm importancias distintas mas ainda assim têm importãncia. Em termos de rádios ouve um projecto que efectivamente me custou ver morrer, que é a Rádio Nova. De resto tem sido profícua as rádios locais. A grande perda, que acaba por não ser uma perda pois tirando a NTV não existe nenhum registo anterior, é de facto a televisão. Mas esta terá que ser uma luta, não de um ou dois "malucos", mas sim de toda uma região contra um poder estabelecido que se chama TV CABO, PT Multimédia e centralismo Lisboeta. Feitos estes ajustes de contas, estou certo que o reequilibrio pode começar a ser uma realidade.

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