Como já o havia intuido, aqui, Freitas do Amaral veio apelar ao voto no P.S.. Tenta estribar a sua argumentação com uma "blindagem" aparentemente inexpugnável. Assume as suas posições como democrata-cristão e independente. Porém, traiu-se. Não se percebe o percurso diletante de uma figura tão incontornável como Freitas do Amaral. O seu apoio a Sócrates não parece ser algo resultado da aplicação de um raciocínio axiológico aos factos da vida política nacional. Retirando daí as devidas consequências. A ser assim, melhor fora que, então, se reservasse a um silêncio prudente, distanciado e, "last but not the least" coerente. Coerente consigo próprio, com o seu percurso, com os valores que todos julgamos que preconize. Porque não acredito que tenham mudado os seus paradigmas. Na verdade, faço minhas as palavras de Maria José Nogueira Pinto (Sic Notícias) "O Prof. Freitas do Amaral não nos diz aquilo que pensa, diz-nos aquilo que vai pensando".
Nada mais certo. Mas por trás desta aparente e incompreensível errática insensatez, jaz algo: defrontar Cavaco Silva. Freitas do Amaral nunca digeriu a derrota nas presidenciais de 86 e nunca perdoou a Cavaco Silva a falta de solidariedade nas contas da campanha. Candidatou-se pelo CDS, tentando travar a maioria absoluta cavaquista, o que foi em vão e foi humilhante. Desde aí impôs-se um distanciamento táctico relativamente à vida poítica portuguesa. Ei-lo agora, interventivo como nunca, naquilo que é o corolário de um paulatino posicionamento à esquerda (lembro a Guerra do Iraque). Dá para suspeitar: Freitas do Amaral espera ser candidato à presidência da república, contra Cavaco e o(s) candidato(s) da esquerda. Ao que espera corporizar o voto de todos os que à direita não gostam do cavaquismo e, a estes, somar o voto útil da "gauche à droit" para Cavaco não ganhar à primeira volta. Seguir-se-á uma derradeira 2.ª volta, onde os sapos com sais de frutos lhe darão a vitória. Assim ele ambicionará...!?
Ou pelo menos consumar uma "vendetta" muito pessoal: ao fraccionar os votos da direita, divide para reinar...e impede Cavaco de ganhar !!!
Sem dúvida, esta "maquinação" explicaria muita coisa.
Sem comentários:
Enviar um comentário