Fico muito agradecido pelos comentários ao que escrevi ontem. Volto ao tema apenas para tirar qualquer dúvida sobre os conceitos.
O Lucro é o resultado algébrico de uma subtracção entre o que uma empresa vende e o que tem de custos para operar. Nestes custos estão custos correntes e custos de investimento (amortizados de acordo com normas de contabilidade). Estes ultimos têm uma particular importância para o conceito de valor porque num determinado periodo de vida de uma empresa ela pode não ter lucro mas estar a criar valor. O lucro é assim uma medida do passado da empresa (apura-se o lucro de um periodo passado) e é uma medida de curto prazo.
O valor é um conceito mais amplo que tem muitas variáveis (tempo, diferenciação de produtos, relacionamento com parceiros/fornecedores, etc) e é principalmente um conceito virado para o futuro da empresa.
Um dos comentários referia que as empresas existiam para dar lucro e que o lucro gera eficência. Como se pode verificar o Lucro é o um resultado e portanto não pode gerar eficiência. Pode ser resultado de eficiência. O que normalmente é confundido, é a tal finalidade de lucro com a remuneração do capital investido pelos accionistas. Pode ser que o objectivo de uma empresa seja a maximização da remuneração do accionista. Acontece que esta depende parcialmente do lucro já que a empresa em si tem um valor e a perspectiva de crescimento desse valor no futuro (resultado de uma boa estratégia normalmente) vale normalmente muito mais do que o valor do lucro. E mesmo para esta finalidade a empresa tem de criar valor para os seus colaboradores, fornecedores/parceiros e clientes caso contrário não atinge os seus objectivos.
Uma ultima nota para o realismo do que escrevi. De uma forma mais estruturada ou menos, todas as empresas têm estas variáveis em vista. Já não há negócios sem concorrência e o conceito de negociação colaborativa é uma realidade. Ninguém gere o seu negócio contra os seus clientes, fornecedores ou colaboradores. Não confundamos este facto com a maior ou menor habilidade de cada um.
Decididmos que faríamos este Blog sem ocultar as nossas identidades (a começar pelos nossos nomes) e muito menos as nossas ideias, porque estas têm um rosto quer se goste ou não. Por isso acho justo informar que este é um tema onde me sinto particularmente à vontade já que há 14 anos que trabalho o mercado de empresas (conheço bem muitas empresas por todo o país). Por isso, por favor, acusem-me do que quizerem mas não de não saber o que digo.
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