sexta-feira, fevereiro 27, 2004

Conspiração?

O Rui Batista no seu amor-e-ocio dedicou um post a uma análise que fiz ao modo como, normalmente, o Futebol Clube do Porto é tratado. Por meio de referências ao Calimero (mas que injustiça), Rui Baptista encontrou uma conspiração de acordo com a qual eu teria feito um discurso redutor em relação ao Porto-clube, ao Porto-região e ao Porto-cidade.
Um primeiro facto tenho de admitir. Sempre considerei que quando se fala (ou escreve) sobre futebol a razão desaparece quase por completo. Por outro lado, tenho um clube nunca o escondi, e nestes diálogos gosto de saber qual o clube do meu interlocutor (também critico aqueles políticos que são do Belenenses, da Académica ou do Louletano).
A hipotética conspiração deve ser muito provinciana, com um grande sentimento de inferioridade mas já falta pachorra para ouvir o João Adelino Faria (Sic-Notícias) anunciar com entusiasmo que poderemos ouvir o discurso do Sr. Luís Filipe Vieira no Casino do Estoril e que vamos ficar a saber quem é a Miss Benfica - com toda a certeza uma mágnifica águia. A incerteza é maior quando se sabe que a manchete do Expresso nos anuncia que 18% dos sócios do Benfica são mulheres. Qual a bela águia que vai ser a escolhida? Estou ansioso. Por favor Rui eu preciso que alguém me desvende já esse importante enigma.
Quanto ao Porto região e cidade sou contra a visão bairrista ou a de bairro, mas isso não me leva a deixar de ver o FCP como um exemplo de enorme sucesso (prefiro um clube regional que ganha a um nacional que está sempre a perder). Acho que o país necessita de uma segunda cidade bem mais desenvolvida e que não olhe apenas para o seu umbigo. Junto a isto a defesa de uma rede de cidades médias em que existam pessoas e qualidade de vida. Só assim Portugal se poderá considerar um país efectivamente desenvolvido. Não terei razão?

PS - E não é que ainda não sei quem é a Miss Benfica?

Sem comentários:

Enviar um comentário