domingo, julho 11, 2010

Isto não fica assim



Há poucas semanas, o Estado português foi condenado pelo Tribunal de Justiça da União Europeia por não ter assegurado a despoluição de duas minas em Lourosa. A reacção das autoridades públicas foi afirmar que vão ajardinar o sector e transformá-lo num parque para crianças. Pensarão que o envio de uma fotografia com dois baloiços entre arbustos verdes encerrará o processo e enganará a Comissão Europeia. E, claro, estão-se burrifando para a contaminação dos lençóis freáticos que continuarão a destruir a saúde das populações locais.

Há dias, publicámos aqui no Nortadas um trabalho da TVI em que se denuncia o regabofe, a corrupção e o crime de Estado que vem sendo perpretado com a deposição descontrolada dos perigosos resíduos da antiga siderúrgia da Maia nas minas de S. Pedro da Cova. O video com a entrevista ao Secretário de Estado do Ambiente, que teima em negar a evidência dos relatórios dos seus próprios serviços, é bem revelador da sensibilidade desta classe política para as questões ambientais e para as consequências que delas advêm para a saúde pública.

O plano das 10 barragens e, nomeadamente, o crime que se desenha no vale do Sabor (ver video de há dias aqui no Nortadas) e no vale do Tua é mais uma prova de que este Governo, como aliás outros que o precederam, olha para o património natural e cultural do norte do país como um mero obstáculo aos negócios dos seus amigos. E julga-se protegido pelo facto de cometer estes crimes lá longe no Norte, em terras isoladas e empobrecidas, onde pensa calar os clamores locais com um cheque barato ou promessas esfarrapadas de futuros radiosos.

Felizmente ainda há quem não se vergue ao despautério desse bando de videirinhos ilusionistas. No dia 17 de Julho vamos denunciá-los no Museu do Douro, na Régua.

Sem comentários:

Enviar um comentário