segunda-feira, maio 25, 2015

Políticas de Família CDS



Na última assembleia distrital do CDS-Porto, a 21 do corrente, entre outros temas, tive oportunidade para sublinhar ao Partido a urgência em concretizar muitas das iniciativas que anunciamos em campanha eleitoral. 

A notícia posterior com o título " Famílias com três ou mais filhos vão ter desconto no carro", é aqui uma boa nova.

Mas ainda temos muito a fazer.  Em França há muito que o bilhete de família é uma realidade, como se poder ler aqui.

E por cá se só 154 mil famílias em Portugal têm mais de 3 filhos, como é que não consagramos já mais políticas amigas da família?





domingo, maio 24, 2015

A Prolar, do Sr. Manuel


Limpando papel na casa que foi de meus pais encontrei ainda algumas facturas da Prolar.

A Prolar era a mercearia de bairro dos meus tempos de juventude.

O dono, o Sr, Manuel, era quem estava ao balcão e geria o negócio. Com ele trabalhavam uns marçanos que se encarregavam da distribuição diária, manhã e tarde, das encomendas pelos Clientes.

Aqui Clientes com letra grande, já que eles eram tratados verdadeiramente como tal, sendo o serviço da Prolar deveras personalizado.

Passava o marçano, deixava o arroz, as batatas, o azeite e perguntava: para logo, Sra. D. Maria José, mais alguma coisa? Numa emergência telefonava-se e meia hora depois chegava o marçano.

No fim do mês vinha o papelinho com o somatório descriminado e era passado o cheque.

Mas todo este serviço, além de comercialmente orientado para o Cliente, era ainda prestado de modo não agressivo para o ambiente.

A distribuição pelos marçanos era feita de bicicleta, os sacos e os pagamentos eram em papel, as garrafas de vidro e recicladas.

Aquelas velhas facturas lembraram-me o quanto nesta matéria recuámos.

sexta-feira, maio 22, 2015

O norte na frente, mas infelizmente não pelas melhores razões



"Lisboa foi a única região portuguesa a ter, em 2013, um PIB per capita acima da média da UE, ainda que de apenas 8%, sendo que em todas as outras regiões a riqueza média por habitante ficou abaixo..."
"Já o Norte foi a região com um PIB per capita mais baixo, representando 64% da média europeia, seguido do Centro (67%), Alentejo (72%) e Algarve (79%). Nas regiões autónomas, nos Açores o PIB per capita foi de 71% da média europeia e na Madeira de 74%..."

in: http://www.sol.pt/noticia/392913 (fonte: Eurostat)

terça-feira, maio 19, 2015

Santo Ivo - dia dos advogados 19 de Maio

A propósito do dia de hoje aqui ficam divulgadas um conjunto de iniciativas, no âmbito da semana do advogado, que o C. D. do Porto da Ordem dos Advogados promove.


segunda-feira, maio 04, 2015

O problema da desigualdade de resultados nas economias ditas capitalistas

Vale a pena ler hoje o João Carlos Espada no Público. O tema é muito interessante na minha perspectiva, coloca a discussão da redistribuição dos resultados  paralela com a do conceito de liberdade. O que para um Liberal como eu é uma forma muito directa de ver a coisa.
É frequente confundirmos o ponto de partida com o de chegada. Confundirmos a capacidade que uma sociedade tem de colocar todos na mesma linha de meta com a preocupação com aqueles não chegam lá. Limitar o resultado dos que chegam primeiro à meta pode ter o resultado inverso ao que pretendermos, que um maior número lá chegue.
Mas quem sou eu para acrescentar o que quer que seja ao que está escrito no artigo.
Leiam que vale a pena!

sexta-feira, maio 01, 2015

A COLIGAÇÃO E O CN DO CDS DE 29 DE ABRIL

No Conselho Nacional do CDS o MAR fez afirmar que "o acordo tem de ser mais do que por poder", mas antes em torno "de um programa".

 "Tem de haver uma preocupação grande ao nível social e tem de haver também uma grande abertura para se repensar o próprio Estado, conforme foi o propósito desta coligação, para ser possível a aspiração de baixar os impostos e a carga que existe hoje nas famílias e nas empresas", defendeu FAC como relatado aqui .