terça-feira, novembro 04, 2014

BACHAREIS

Anda o PS muito zangado com a Senhora Merkel, como respeitosamente a tratam - na verdade, não me lembro que algum outro líder europeu ou mundial seja tratado de "senhor" pela comunicação social e pelos políticos -, porque terá dito que Portugal tem licenciados a mais.
Claro que a minha emoção nacionalista anti teutônica me leva igualmente a reagir com agressividade contra esta atitude condescendente e superior face a uma nação com 800 anos de história.
No entanto, colocando de lado os aspectos de amor próprio nacional, a verdade eh que de um ponto de vista pragmático a chanceler tem razão, embora seja conhecida a aversão do PS pela realidade. Temos, pelo menos, mais licenciados do que aqueles que conseguimos empregar, a avaliar pelos dados estatísticos do desemprego. Eh certo que em muitos casos esta constatação se fica apenas a dever a dificuldades conjunturais da economia.
Todavia, todos sabemos que existem legiões de licenciados que nunca irão obter um emprego em que apliquem a sua formação pela razão simples de que os cursos que frequentaram não tem utilidade alguma, seja enquanto instrumento de formação e educação, seja do ponto de vista estritamente utilitário e pragmático. Talvez não existam licenciados a mais em Portugal, mas seguramente existem muitos licenciados a quem se entregou um diploma irrelevante.

3 comentários:

  1. Será que a Senhora Merkel se referia ao parque imobiliário? É que há muitos imóveis vagos, quase todos licenciados.
    um abraço
    JAC

    ResponderEliminar
  2. Mas tens razão: há licenciaturas a mais, e há licenciaturas inúteis.
    ab
    JAC

    ResponderEliminar
  3. Se possível, gostaria que o autor me explicasse o que quer dizer "eh".
    Estou confuso.

    Obrigado.

    Luís Araújo

    ResponderEliminar