quarta-feira, outubro 01, 2014

Ponto

Um ano após a tomada de posse o novo executivo da CMP apresentou uma nova imagem gráfica para a cidade. Só que não é apenas uma imagem gráfica, um simples logo ou um novo site. É um posicionamento estratégico, uma assinatura, um modo de ser.

Como sempre que há mudanças há resistências a vencer. E contentar a 100% é uma impossibilidade que penso nem estar ao alcance do Euromilhões, pois até aqui há os que acham que é sempre muito ou pouco dinheiro.

Porto. 

É uma afirmação de identidade, de ser. Quantas e quantas vezes dizemos nós "é assim ponto". 

Na segunda feira vi e meditei. Gostei do que vi mas queria ver mais pois como referi no início esta mudança não se esgota num "símbolo fálico da câmara" ou num site em construção. 

Fui "ver mais longe". E gostei ponto. 

Fui ver uma outra proposta que terá sido igualmente apresentada. Tinha um posicionamento interessante, mas perdia em termos de utilização gráfica, apesar de fazer uso de uma palete cromática mais alargada, ao contrário desta que, pelo que se tem visto, se baseia no azul, o que leva alguns a procurarem identidades e semelhanças, umas óbvias outras rebuscadas. Ao FCP ou à monarquia. É mesmo assim a vida e a mudança. Ponto. 

Mas o mais interessante desta mudança não é tanto ela em si, mas o que quebra. Quebra com um passado graficamente "cinzento" e pouco apelativo e muito datado. Mas essencialmente quebra com uma falta de identidade da cidade enquanto colectivo. 

E aqui reside o grande ganho. A identidade que hoje se sente das pessoas com a sua cidade. Não necessariamente com o poder executivo, que não é disso que este post trata, mas sim com a cidade no que ela representa.

O que no passado era defeito hoje sentimos como identidade. O que no passado era defeito hoje é feitio assumido. O cinzento das pedras é sinal de perseverança, de querer, de nosso. Ponto. O não ser capital de portugal nem do norte nem do noroeste peninsular não é pejorativo mas condição natural. Ponto.. Hoje a cidade recuperou o seu orgulho, a sua vontade de se afirmar sem medo de o fazer. 

Daí o ponto. Ponto. 

Esperemos que esta identidade colectiva vá ganhando mais e mais força. Se alargue a outros setores e nos transforme naturalmente numa grande cidade, pólo aglutinador de uma vontade maior de quebrar barreiras e alargar fronteiras. Ponto.

Adenda:
aqui fica uma das propostas não vencedora:

https://www.behance.net/gallery/19950165/Porto-City-Identity-and-Branding-Proposal




3 comentários:

  1. Bem visto. Ponto. E um abraço. E Viva o Ponto. O do Porto

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  2. Acho muito bem a iniciativa de mudar a miserável imagem vinda do tempo de RR. Espero que seja implementada uma política de harmonização em toda a comunicação externa da CMP.
    Um abraço
    JAC

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