quinta-feira, outubro 02, 2014

Os bustos da Assembleia e o rosto da estupidez

A exposição no parlamento dos bustos dos presidentes da república está a por a nu a estupidez intelectual de certas pessoas. Nem sei bem por onde começar.

Compreendo que os republicanos tentem baralhar os portugueses, é assim há décadas, sobre a natureza do regime do Estado Novo argumentando que aquilo não foi bem uma república.

Um dos argumentos mais utilizado é que esse período não foi uma democracia, que os presidentes não foram eleitos e que as eleições eram aldrabadas.

Ora bem… vamos começar por Outubro de 1910. Passados 100 anos da instauração da república creio que já podemos fazer uma análise desapaixonada desse período conturbado. Nos últimos anos avançou-se imenso na desmistificação dessa época, mesmo os republicanos mais empedernidos enfiaram a viola no saco quando perceberam que não podiam mais reescrever a história como vinham fazendo. É hoje comum falarmos de períodos da I república como sendo ditaduras imprestáveis, Afonso Costa é um dos mais ilustres facínoras da nossa história. Ninguém põe em causa que o universo eleitoral foi sendo reduzido depois da queda da Monarquia, além de que temos presidentes impostos, um deles foi mesmo o melhor, Sidónio Pais, por isso falar em legitimidade democrática da república é atirar areia para olhos dos portugueses.

Compreendo as renitências de alguns deputados em ter os presidentes do Estado Novo num corredor qualquer do Parlamento. A luta comunista sempre foi na tentativa de colar o regime bacoco de Salazar aos outros regimes ditatoriais da Europa. Por mais que custe, e com isto não estou a fazer a apologia do regime, não é tudo a mesma coisa. Comparar o nosso caso, dizendo que na Alemanha são proibidos os símbolos nazis e em França não se pode fazer a apologia de Vichy, é ainda não ter percebido que muito do antigo regime continuou neste, incluindo deputados.

Se querem discutir os chefes de estado então discutam algo mais interessante: Que papel tiveram os presidentes da república em toda a nossa história, e se grande parte deles não ficará apenas na wikipedia.

1 comentário:

  1. Para já não falar do velho ditado "bustos não se discutem"
    um abraço
    JAC

    ResponderEliminar