quarta-feira, fevereiro 26, 2014

EU Bloggers' Event

Tive o privilégio - imerecido - de poder participar no primeiro evento para utilizadores de "social media" organizado pelo Parlamento Europeu. A faceta de blogger - ando por aqui há dez anos quando comecei com o "Glosas" - ou de utilizador de redes sociais virtuais, parecem estar a ser uma aposta na estratégia comunicacional das instituições europeias. O que, de alguma maneira, é uma pista para aferir a maturidade destes meios comunicacionais tidos por menores.
Sem dúvida existe uma sensação de déficit democrático não só ao nível político interno e estadual, mas, de forma mais perceptível, no que concerne tudo o que diz respeito às instituições da UE. Ora o papel voluntarioso dos utilizadores, em geral, dos media virtuais, poderá ser uma das múltiplas formas de colmatar este déficit. Não só por serem um espaço de liberdade ímpar (veja-se o seu papel na Primavera Árabe - que depressa invernizou...) mas por permitirem uma interacção tangível entre a comunidade em geral e os protagonistas, eleitoralmente mandatados, junto das instituições democráticas representativas, a nível local, nacional e europeu.
Saúda-se, pois, um evento com estas características que, de alguma forma, demonstra uma abertura ao debate. A discussão está, pois, em aberto...
#EuropeIn




Sem comentários:

Enviar um comentário