terça-feira, julho 16, 2013

A proposta de Cavaco

Se algo de positivo se pode retirar de mais esta traição de Portas é que o pessoal terá ficado a perceber, na reacção dos mercados, que uma crise política nesta fase do campeonato é mesmo para doer.

Passos Coelho, engolindo mais um sapo (o do TC soubera a pouco...) logo apresentou solução que, estranhamente, ainda premiava a irracionalidade de Portas em demasia.

Mas Cavaco, naturalmente insatisfeito com estas surpresas, pede aos meninos garantias de não voltarem a brincar com coisas sérias, propondo aos 3 troikianos partidos que se entendam, tanto em matéria de calendário de antecipação eleitoral pós troika, como de processo de ajustamento, e tudo isto no médio prazo, ou seja, tanto nesta como na legislatura seguinte.

Fê-lo em termos bastante pragmáticos e que não deixam grande alternativa aos 3 ditos partidos senão o entendimento na base do proposto.

Ao Tó Zé inSeguro oferece mesmo um enorme rebuçado - se apoiares estes gajos agora terás depois o apoio deles quando lá estiveres, eu garanto-te o poleiro que tanto anseias bem mais cedo do que contavas e ainda vais ser tu a colher os frutos de todo o ingrato trabalho destes gajos.

Seguro não conseguirá resistir ao brilho de tamanha tentação. A questão é se conseguirá dominar o(s) restante(s) PS(s) em tal tarefa.

Passos Coelho, já o disse, lá engolirá mais um sapo, o da antecipação eleitoral, mas repartirá com Seguro o odioso dos cortes na função pública, principal base de sustentação do PS.

Portas, também já o disse, não tem alternativa. Nem hoje, como pai da crise, tem voz.

Tenho, pois, para mim que a proposta de Cavaco tem todas as condições de sucesso, desde que Seguro se consiga realmente impor como líder do PS.

Havendo, assim, acordo, como penso que haverá, Passos Coelho deveria ainda rever a sua inicial proposta de reformulação governamental, seja não colocando Portas acima do seu real peso representativo, seja ainda pela não substituição do Álvaro.

1 comentário:

  1. Nem era preciso fazer prognósticos no fim do jogo para perceber a imbecilidade da análise...

    Agora quanto à "traição do Portas", que raio, vocês no PP exibem um comportamento geralmente só observado entre meretrizes, o que, habitualmente, ocorre sob o recato de quatro paredes.
    Um bocado mais de decoro ficava-vos bem...

    AM

    ResponderEliminar