terça-feira, março 05, 2013

O Dogma


E, a pouco e pouco, ainda que timidamente, algumas vozes se levantam para discutir o óbvio: o Euro.
Não tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas questiono-me se abdicar de uma autonomia cambial é positivo? Não apenas nesta conjuntura adversa mas para além da mesma.

Será aceitável pedir a um país como Portugal competir com a Alemanha tendo a mesma moeda em comum? Será aceitável subtermo-nos a um resignado e triste empobrecimento salarial sem o consequente ganho (significativo) de competitividade?

Qual dos dois será o cenário menos mau? Empobrecer sem expectativa de crescimento ou empobrecer com expectativa de crescimento?

Não é de ânimo leve que se tomam estas graves decisões, mas permanecer no Euro não deve ser uma inevitabilidade ou um dogma.

1 comentário:

  1. Em boa hora levanta o Miguel Lume a questão da permanência portuguesa no euro. Do meu ponto de vista, seria fundamental que se abrisse um debate descomplexado e sério sobre o tema. E, como diz o Miguel, que a questão do euro deixe de ser um dogma. Até porque o euro e o que ele significa por um lado e implica por outo valem muito mais do que isso. Bora là!

    ResponderEliminar