quarta-feira, março 27, 2013

Nem sei o que vos diga!

Há uns dias o BLX perguntava aqui mesmo que lhe apetecia dizer, não há ninguém que chame a Policia?
É esse o ambiente em que vivemos... para pior.
Por isso o meu titulo. Porque realmente não sei o que vos diga.
Em especial estou espantado com o que a UE decidiu para o Chipre. Estou espantado e estou muito preocupado. Porque temo que se esteja a dar um golpe de morte no Euro e na UE.

É muito interessante, nesse sentido, ler o que escreve a imprensa americana. É claro que quando vejo aí repetido que o Euro não tem futuro, tendo a achar que para uma hegemonia do Dólar interessa pouco haver Euro. E isso influencia a minha leitura. Só que o tempo e em especial, tudo o que a UE tem feito, me leva para aí. Acreditem que eu resisto. Que procuro considerar que uma maior coordenação política dentro da Europa, uma coordenação fiscal e orçamental e mais investimento serão suficientes para podermos considerar o Euro como solução. Para mais porque uma saída seria catastrófica para nós, é me habituei a considerar.

Acontece que a seguir vejo o maior ataque á confiança dos depositantes em euro feito pelas próprias instituições que o deviam proteger e fico muito baralhado. Mais, vejo esses mesmos responsáveis a considerarem a esta como uma solução modelo. E aí fico muito preocupado.

Porque, posso estar enganado ou mesmo muito pessimista (que os meus amigos nem reconhecem), o que vai acontecer é uma redução dos depósitos de estrangeiros em bancos do euro e o mesmo por parte de grandes depositantes que não vão querer correr riscos. Isto acontecerá em especial nos países em maiores dificuldades no euro (portanto nós) e nos bancos menos sólidos (também cá temos). Com menos depósitos teremos menor liquidez para emprestar. Com limitações no crédito bancário não teremos investimento e sem investimento não teremos crescimento. Com saída de depósitos no Euro, teremos uma pressão para descida da moeda, que será positiva para as exportações. Mas também, com isto teremos pressão de inflação porque as importações estarão mais caras, em especial as da energia. Não vejo como no final estaremos melhor. Vejo como muito possível que o crescimento económico esteja ainda mais longe.

Neste cenário de decrescimento vai chegar o dia em que a desvalorização da nossa economia é tal que nos compensa sair do Euro. Para todos percebemos, uma saída do euro resultaria (segundo o que pude ler) para nós numa desvalorização do novo escudo em cerca de 40%. Essa desvalorização teria efeitos sobre os custos da economia (resultava em redução idêntica por exemplo dos custos salariais). Pelo que percebo metade dessa desvalorização já nós a fizemos nos últimos 2 a 3 anos. Este raciocínio, se não estiver errado ou for muito pessimista, pode ser feito de igual forma para a Espanha, Itália e Grécia. No caso do Chipre hoje mesmo Paul Krugman veio aconselhar os Cipriotas a sair já do euro. Compreensível já que a economia Cipriota vai entrar em colapso. A sua maior industria fechou por ordem da Europa.

Por isso o que vejo é uma Europa a desfazer-se, quando nós colocámos "todas as fichas" na Europa. Acho que compreendem que esteja preocupado e que, querendo partilhar estes pensamentos, eu possa estar tão perplexo ao ponto de nem saber que titulo escreva. Chamem a Policia se ela conseguir por ordem nisto. Senão talvez seja melhor começar a pensar em fazer algo completamente diferente.

3 comentários:

  1. Preocupações e pensamentos hoje, infelizmente, legítimos, posto que aqui, felizmente, não traduzidos em opiniões...
    Um abraço,
    FRF

    ResponderEliminar
  2. "Talvez seja melhor começar a pensar em fazer algo completamente diferente", e já vai sendo tarde, acrescentaria eu. Se calhar, eu até era menino para dizer qualquer coisa, mas como acho que é de evitar dizer palavrões, então também "não sei o que diga"

    ResponderEliminar
  3. Para mim a solução seria a Italia, Espanha, Portugal e possivelmente a França de juntarem e criarem a sua propria moeda.

    MC

    ResponderEliminar