domingo, dezembro 02, 2012

Serviço militar obrigatório

Sempre defendi o serviço militar obrigatório (SMO). Fui um dos que por lá passou, Mafra e St. Margarida, e não vim com nenhum trauma. Bem pelo contrário, estou certo de que vim com novos valores e com redobrado espírito de entreajuda. E se para mim o SMO foi interessante, quanto mais não seja na descoberta de algumas realidades às quais dava menos atenção ou desvalorizava, para muitos jovens dessa época permitiu o contacto com realidades bem distintas das que até então conheciam. Lembro-me da cara de espanto de recrutas que viam pela primeira vez uma televisão ou um telefone e mesmo para quem a existência do mar era algo distante. (duas notas: não sou tão velho assim e eu sei que em Mafra e St. Margarida não há mar. Mas havia na Ericeira, onde tantas vezes fomos em marchas....). Ok, os tempos são diferentes e todos já viajaram na internet......

Paulo Portas enquanto ministro da defesa acabou com o SMO e nunca mais se falou nisso. É assunto que não interessa a ninguém: os jovens não o querem sequer imaginar e as chefias militares sabem que acarreta custos e como tal iria obrigar a nova ginástica orçamental.

Mas o tema ontem foi levantado pelo General Loureiro dos Santos (LS) em entrevista ao jornal i. LS refere-o mais como uma prevenção contra possíveis tempos conturbados que podem aparecer mas também como forma de organização militar, apontando exemplos de outros países.

Eu acrescentaria mais uma razão para o regresso do SMO e que se prende com o enorme desemprego que aflige os jovens. Está bom de ver que a entrada no mercado de trabalho se dará cada vez mais tarde quer por força da falta de emprego quer pela saída mais tardia dos mais velhos.

Assim desta forma responderíamos a dois problemas concretos: a capacidade de resposta perante possiveis conflitos e o manter ocupados jovens que podem aportar conhecimentos e mais valia a uma instituição tão importante na identidade de Portugal como o são as Forças Armadas.

Há claramente a curto prazo um custo financeiro associado a uma medida destas mas os benefícíos serão seguramente maiores a médio mas essencialmente a longo prazo.


1 comentário: