terça-feira, dezembro 04, 2012

Banco Alimentar


É muito significativa a generosidade que os Portugueses demonstraram no último fim de semana. Numa altura em que o rendimento disponível das famílias é o mais baixo dos últimos anos é exactamente o momento em que se batem todos os recordes de recolha de alimentos. 

Não quero entrar em especulações sobre as razões ou leituras politicas deste facto. Não temos quaisquer dados para afirmar que isto foi uma resposta para apoio às afirmações de Isabel Jonet ou que foi para responder a todos os que pediram a sua demissão.

Por isso gostava de destacar dois (talvez grandes) detalhes:

Em primeiro lugar a reacção generosa e focada na sua função que teve Isabel Jonet. Nessa reacção há agradecimento e reconhecimento pelo esforço de todos, mas não vi ponta de ressentimento. Para a maioria das figuras públicas no lugar dela, estariam hoje a dizer em português politicamente correcto, “Embrulha que é para saberes!”. Isabel Jonet reagiu de forma elevada. Um exemplo nos tempos que correm.

Em segundo lugar destaco a eficácia das iniciativas privadas de solidariedade social. Desde logo esta e muitas outras de mais pequena dimensão. Tudo isto gastou zero euros ao erário publico, foi de uma eficácia a toda a prova e envolveu verdadeiramente quem contribuiu. A lógica socialista que a solidariedade é monopólio do estado cai por terra com estrondo. Se isto fosse uma iniciativa do estado para além de toda a burocracia, teria-nos custado uma fortuna e não teria tido o envolvimento solidário deste numero de pessoas. Duvido que tivesse estes resultados. Tenho a certeza que os seus responsáveis estariam a queixar-se de "falta de recursos".

Para pensarmos no nosso modelo, para mim já esgotado, de solidariedade exclusiva do estado.

2 comentários:

  1. Pois é, é lindo!

    O Zé Povinho é generoso e dá do pouco que tem!

    O Gaspar "abocanha" 23% dessa generosidade e nem sequer agradece!

    ResponderEliminar