quinta-feira, novembro 29, 2012

soltas de bruxelas

Estive dois dias e duas noites em Bruxelas. Não foi muito nem pouco mas o suficiente para poder analisar e registar alguns aspectos curiosos.

1) a recolha de lixo não é diária. Cada bairro tem o seu dia específico. Até ele chegar toca a manter dentro de casa. Pois não há contentores espalhados pelas ruas. Ao final do dia, na zona em que calha a recolha, é ver o lixo em montanhas à espera do camião.

2) a asae não existe por lá, caso contrário não se comiam batatas fritas em cada esquina nem gaufres com cobertura de caramelo. e tenho dúvidas que deixassem servir moulles por tudo quanto é lado.

3) vir da direita é vir da direita. estou a falar de trânsito e não de privilégios políticos. É vê-los a entrar sem medo nas rotundas, ruas ou passeios.

4) o custo de vida é elevado, mas ainda assim é possível jantar por pouco dinheiro. Mau, mas paciência, diziam ser uma boa recomendação. Não foi. Ficaram outras que pareciam ser melhores: "trés bon trés cher" foi como o empregado de uma loja respondeu quando lhe perguntei pelo "Lola" no Sablon.

5) não vi cães. Fiquei na dúvida sobre tão curiosa situação. Espero não estar certo quanto ao destino que lhes dão. Isto logo após o ponto 4 desta crónica e a tal experiência negativa.

6) tem uma cerveja óptima: DUVEL. recomendo vivamente. 8,5% não é para meninos.


7) tintin, spirou, lucy luke....um imenso imaginário que é pouco explorado.

8) o parlamento europeu, que visitei a convite do Diogo Feyo a quem agradeço, é um grande desafio de orientação e de planeamento logístico. Por isso não admira que de quando em quando haja alguma baralhação no que de lá sai.

9) ir ao centro da europa, seja geograficamente falando ou administrativamente falando, acabamos por ter uma visão diferente sobre o nosso portugal. Para o bem e para o mal.

10) diverti-me imenso graças à a.m.; ao m.m.; ao a.r.; ao j.m.p. e ao a.s..

Em jeito de conclusão, vale a pena uma visita.

6 comentários:

  1. Terra de boa cerveja. Na próxima experimenta uma trapist...
    FRF

    ResponderEliminar
  2. Parlamento Europeu ou Comissão Europeia? O Parlamento é em Estrasburgo, na Alsácia - terra onde a cerveja, mais leve do que a Duvel evidenciada, também é recomendável...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. meu caro anónimo. não me enganei. estive no parlamento europeu. estrasburgo apenas funcionar 1 semana por mês quando toda a máquina se desloca para lá. bizarro sem dúvida.

      Eliminar
  3. Carlos, para uma estadia tão curta, viste e percebeste muita coisa. Fico impressionado! Mas olha que o "Lola" não é dos mais caros. Para largar uma nota a sério seria preciso ir ao "Comme chez soi" ou ao "Villa Lorraine"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro douro, pena que não estivesses por lá. certamente conheceria uma bruxelas diferente da que conheci. fica a minha vontade de a explorar contigo. diz quando. e logo poderei constatar essa coisa da diferença de preços. fica por minha conta o lola e por tua ou o villa lorraine o "comme chez soi"

      Eliminar