sábado, novembro 10, 2012

Isabel Jonet

Os últimos dias têm sido animados pelos comentários à entrevista de Isabel Jonet à SIC Notícias. Li criticas violentas. Li manifestações de apoio. Mas não tinha ainda visto a peça. Acabei de o fazer num fim de tarde de sábado depois de ter passado pelo magusto promovido por várias associações da freguesia de Lordelo do Ouro. Estive lá, comi castanhas e conversei com as populações. Com gente humilde que faz do seu dia a dia um exercício constante para viver mas que se diverte com o que tem. De modo geral pouco.

Feito este intróito voltemos então à entrevista de Isabel Jonet. Tomei nota de 4 aspectos:


1) Lavar os dentes com agua a correr em vez de ser com o copo como antigamente
2) Os jovens devem optar por uma ida a um concerto rock ou guardar dinheiro para uma radiografia que é necessária fazer 
3) Se não temos dinheiro para comer bifes todos os dias não os podemos comer
4) As pessoas com mais de 45 anos não voltam a ter emprego sem ser pela via da criação do seu próprio negócio


Desculpem aqueles que se indignaram. Mas não vejo nestes 4 pontos nada que demonstre desprezo, superioridade ou outra critica qualquer de que foi alvo.

Vejo sim uma lucidez na análise, um conhecimento daquilo que são os reais problemas das pessoas, das familias mais carenciadas. Mas não só.

O ponto 1 pode e deve ser aplicado a todos numa defesa não só da conta da água de cada um, mas na defesa de todos do planeta. Não é a água um bem escasso? não nos queixamos sempre da falta de água, das secas? Não é a água muita das vezes a causa de disputas e de guerras? então qual o espanto quando uma voz calma e desinteressada nos alerta?

O ponto 2 é uma vez mais bom senso. Opções na vida têm que ser sempre tomadas. Este era apenas um exemplo. Querem mais? Eu explico aos meus filhos que não podem querer ter sol na eira e chuva no nabeiro. Conhecem este ditado?

O ponto 3 que parece que chocou muita gente não é mais do que óbvio? Claro que o ideal era podermos ter sempre aquilo que queremos. Mas a vida não nos permite.

O ponto 4 esse sim deveria levar as mentes brilhantes que a criticaram a apresentar soluções. Estamos a criar uma sociedade nova, cheia de gente válida que vai aos poucos perdendo esperança e animo.
Preocupante.

Mas Isabel Jonet refiriu que o empobrecimento que estamos a viver, Portugal e a Europa, se deveu á crença de que se podia ter tudo e alguém o havia de pagar. Pois existe esse alguém, que é cada um de nós no tal processo de empobrecimento rápido e violento.

O mundo mudou e ainda existem muitas almas que o não querem ver. É pena.

O dia acabou em Lordelo depois de folclore e até do hit coreano do momento e nem a chuva arrefeceu os animos de gente humilde. E estou certo que eles concordariam que têm que poupar.

4 comentários:

  1. Muito bem analisado
    Parabens
    ftavares

    ResponderEliminar
  2. Eis o bife com outro molho: Não ir á bola ou ao concerto gastar do que faltaria em casa. Na apatia dos palavrosos da "solidariedade" ausente, vai valendo a muitos a "caridade" que eles dizem repudiar.

    ResponderEliminar
  3. A maltosa da esquerda está sempre contra os responsáveis dos bancos

    abraços

    JAC

    ResponderEliminar
  4. Não pertence ao grupo dos maçónicos e socialistas, senão já teria sido condecorada pelo Sampaio, que até a Isabel do Carmo condecorou com a Ordem da Liberdade.

    ResponderEliminar