terça-feira, julho 03, 2012

Saúde em saldo

Luís da Cunha Ribeiro, um homem do Norte mas Presidente da Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo diz que desconhecia os valores pagos aos enfermeiros determinados em Concurso (€3,96) e que nada pode fazer, uma vez que representa o Estado, o interesse dos Contribuintes e que tem que adjudicar pelo valor mais baixo (sic).
Este tipo de contratos, quando frequentes, revelam desorganização, desresponsabilização e desvalorização do Trabalho e as próprias empresas de recursos humanos, nomeadamente a Medicsearch, denunciam a falta de dignidade dos vencimentos dos enfermeiros e os erros na metodologia dos concursos.

A ARS LVT e as restantes ARS do país deviam inspirar-se no que foi feito na ARS Norte nos últimos anos e promover todas as medidas necessárias à optimização dos cuidados de saúde prestados mesmo indo contra alguns vícios instalados.

é que, de acordo com os próprios dados oficiais, a ARS Norte é muito mais eficiente na utilização dos recursos financeiros e humanos. O Norte, em comparação com a região LVT, para o mesmo número de habitantes faz mais cirurgias, mais consultas, menos internamentos e menos urgências com menos dinheiro e melhor optimização dos recursos humanos.

Citando o Dr. Fernando Araújo, ex-presidente da ARS Norte, se se aplicassem os rácios do Norte ao resto do país não eram necessários os cortes [dos subsídios de Natal e de Férias propostos] pela Troika. 

Os próprios resultados financeiros dos hospitais EPE do Norte em comparação com os da região LVT são significativamente melhores, uma vez que gastaram em 2010 menos 463 milhões de euros (1858 milhões contra 2321 milhões de euros).

Dá que pensar!




Sem comentários:

Enviar um comentário