quinta-feira, maio 24, 2012

Genesis 1:24-26


Já apreciei touradas. Já vibrei com pegas de caras e aplaudi as de cernelha. Já invejei a maestria dos cavaleiros a manobrarem as soberbas montadas, rentes aos cornos da besta.
E então se a banda atacava um paso-doble...

Toda essa conversa sobre a tradição, a coragem e a beleza plástica que lhes estaria associada me parece, hoje, uma treta e um cobre-culpas. Ser um “costume” não lhe dá alforria; não faltam por aí brutalidades de vária espécie, cheias de patine e, contudo, tão cruéis como apenas a estupidez consegue ser.

Não, não sou vegetariano e, como respondia há dias a um companheiro do blogue, aprecio vinhos finos, mulheres altas e, acrescento agora, um bom bife de lombo. E calço sapatos de couro. Mas, que querem? Perdi todo o ‘encanto’ pelas bandarilhas e por aquele machismo simplório da estocada.

A soldadesca mourisca que, trazida pelo General Franco e que não conhecia o Génesis, encheu a praça de touros de Badajoz com os ‘rojos’ que ali massacrou (na maioria camponeses culpados de estarem inscritos num sindicato rural), também lhes cortava orelhas que depois vendia como recuerdos. Pois, não é bem a mesma coisa, mas o ADN não é muito diferente, ou será?

Sem comentários:

Enviar um comentário