sexta-feira, abril 27, 2012

Como (não) ordenhar a vaca


Todos conhecem essa mania do Dia disto e daquilo, ou contra isto ou aquilo. É uma versão moderna da ideia de cada dia ter o seu Santo e já não faltará muito para alguém se lembrar de instituir o Dia de Todas as Causas.

Mas de há uns tempos a esta parte apareceu também a prática do Ano disto e daquilo. A Comissão Europeia descobriu nisso um filão de propaganda e recordo aquele ano que era suposto ser o Ano Europeu da Segurança Rodoviária, que decorria sem incidentes, ou seja, sem que ninguém desse por ele, até que um funcionário zeloso reparou que o ano estava a findar e que era oportuno a Comissão propor uma legislação qualquer. Vai daí, saíram à pressa com uma proposta obrigando a equipar as rodas dos ligeiros com umas lapelas parecidas com as dos pesados. Enfim, uma risota que acabou no caixote do lixo, juntamente com as resmas de cartazes que ninguém quiz pendurar.  

 Outra modalidade é a das capitais disto e daquilo. O ano 2012 tem várias e não me atrevo a designá-las todas mas para nós é pelo menos fácil identificar duas, ou seja Guimarães da Cultura e Braga da Juventude (poucos saberão por exemplo que este ano Istambul é a capital Europeia do Desporto e seguramente ninguém sabe, a não ser os que lá vivem, quais foram as várias capitais do ano passado). Estas capitalidades tendem a ficar cada vez mais locais, isto é, menos capitais.

Mas não deixam de trazer algum ‘leite’ e proveito, pois são um bom pretexto para limpar lixo, caiar umas paredes, entreter as massas, dar emprego a vários e, quem sabe, distribuir, malgré tout, algum conhecimento ou estimular alguma curiosidade.

 Há, todavia, algo que não percebo: porque carga de água é que Braga e Guimarães tinham de ser capitais europeias de qualquer coisa no mesmo ano? Essa simultaneidade prejudica ambas as cidades e impede que se valorize em anos sucessivos a mesma região. Se a explicação é a ‘tradição’ de rivalidade entre as duas cidades, então passem bem e prosperem nessa tacanhez de paroquianos. Entretanto, aprendam a ordenhar a vaca e não sacudam a galinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário