segunda-feira, março 12, 2012

O alargamento da LIGA de Futebol

Vivemos mesmo tempos estranhos. A falta de dinheiro penso ser mais do que evidente. E no futebol apesar de ninguém o querer assumir o problema existe e é bem grande. O sporting técnicamente falido, o guimarães com 3 meses de atrasos são apenas as situações comentadas nos últimos dias, mas estou certo que este quadro encontrará repetição em muitos outros clubes de futebol. E no caso do Porto e Benfica a ver vamos. Por isso é de estranhar esta decisão da liga em alargar o número de clubes de 16 para 18. Se é verdade que por um lado vai colocar mais equipas a jogar com os grandes, e que normalmente são o abono de familia em termos de receitas de bilheteira, por outro lado irá criar custos com mais deslocações e toda uma logistica de apoio mais longa. Já alguém calculou o que perde por exemplo a União de Leiria por cada jogo que organiza? Basta ver que os estádios estão vazios mas ainda assim há toda uma estrutura de despesas associadas aos jogos que têm que ser mantidas.


Além de que:
Espanha que é 4 vezes maior que portugal tem 20 equipas
Inglaterra que é claramente um país mais rico tem 20
Itália também são 20
Alemanha (aí se a merkel sabe) tem 18
França tem 20
Os gregos 16

Se olharmos para o nosso campeonato, entre qualidade dos jogos e assistência, arriscava a dizer que não deveria ter mais do que umas 12 equipas. Os jogos ficavam mais equilibrados, o nível aumentava, atraiam mais público e com ele os clubes aumentavam as receitas.

Agora assim não. Mais a mais que não descendo ninguém este ano, o campeonato fica um pouco estranho.

2 comentários:

  1. E O BOAVISTA?
    Grande lata. Não fere, mata, ou o país no estado de uma bola quadrada de tanto pontapé.
    A confirmar-se que não desce ninguém está atingido o ponto da legitimidade para a revolta. Foi maquiavélicamente ignorado um principio de honra elementar e fundamental, de que encolhimentos e alargamentos só poderiam produzir efeito antes de iniciada a época em que tal se verificaria. Alterar regras com jogo a decorrer com a agravante da proximidade da recta final, constitui e assume em qualquer actividade contornos de escandalosa batota. Ainda assim, se vincados na mancha de pecado original e a vingar o alargamento, não podem ser ignoradas as legitimas expectativas de quem se bateu para subir, em benefício de quem estaria obrigado a perseguir a manutenção até ao apito final do último encontro. O lado desportivo e competitivo ficará ferido de morte, porque os diferentes escalões não são ilhas estanques e isoladas, antes fazem sentido pela interdependência entre eles, em função das articulações que comportam e das disputas a que obrigam. Com definição das regras por antecipação ao início das provas onde as alterações produziriam efeitos, não teria esta gente a ousadia de ordenar, vão lá cumprir todo o campeonato que ninguém desce. Por maioria de razão essa determinação está agora completamente vedada, á luz elementar do direito, que condenando crime mais elaborado e bem parecido, não deixa de penalizar o mais abusivo e grosseiro. Não deixa de haver jogo sujo, lá porque é prática corrente entre os jogadores manipularem cartas viciadas quando assentam os cotovelos em banca de pano sebento. Aqui fica com todo o vigôr indicação para que seja erradicada qualquer hipótese de tal ultraje á moral e aos costumes, devendo decretar-se em conformidade linear e inapelável impedimento expresso para cimentar tal grosseria. Haja decoro.

    ResponderEliminar
  2. Oh Carlos, se calhar essa coisa de passarem a ser 18 em vez de 16 é por causa de tanta conversa a dizer que temos de ser diferentes dos gregos.

    ResponderEliminar