quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Cônsul Honorário


Foi finalmente publicada uma lista dos cônsules honorários acreditados junto das autoridades portuguesas. Trata-se sem dúvida de um progresso notável, pois, apesar de há muito se exigir essa publicitação, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sempre se recusou a fazê-lo, muito provavelmente por razões de um certo embaraço.

Ainda assim, não tenho inteira confiança nesta lista, agora acessível na página 227 do seguinte documento (http://www.portugal.gov.pt/media/442786/livro-do-corpo-diplomatico.pdf), pois não vejo lá nomeado, entre outros, o nosso querido Marco António, cônsul da Bielorússia, embora lá esteja o Couto dos Santos, cônsul de um outro grande democrata e amigo do povo sírio, o Putin russo.

Não tenho nada contra a instituição consular honorária em si, e até conheço uma mão cheia deles, que são pessoas sérias e desinteressadas. Mas não posso deixar de sorrir quando tropeço, por exemplo, no Dr. Sousa Lara, 2° Conde de Guedes, cônsul do Lesoto (!), ou no Dr. Angelo Correia, sim esse mesmo, dedicado cônsul da...Jordânia.

Fica-se a saber que o Togo tem um cônsul em Sintra e outro em Lisboa, que o Mónaco tem cônsul e vice-cônsul (será um casal Polignac?), e que S. Marino, Benim, Mongólia, Seycheles, Belize, Guatemala e outros potentados de igual gabarito honraram compatriotas nossos confiando-lhes a representação da multiplicidade dos seus interesses.

O grande Porto não sai mal na foto: seja em Gondomar, na Maia, em Matosinhos, em Espinho ou ali no 1203 da Av. da Boavista, atropelam-se uns aos outros cônsules honorários da Albânia, Paraguai, Etiópia, Colômbia, Costa do Marfim, Madagascar, etc. e tal.

O posto de cônsul honorário da República Checa no Porto está vago. Ora eu, que sempre desejei ter uma vida arriscada e trepidante, sei perfeitamente que a capital é Praga e que faz lá muito frio. Tenho de me inscrever no PSD ou basta mandar foto?

1 comentário:

  1. Pode-se riscar da lista o Benim, porque apesar de na embaixada continuarem a dar-nos a morada e o número de telefone, o cônsul do Benim já faleceu o ano passado e aparentemente ainda ninguém deu por isso...

    ResponderEliminar