sábado, janeiro 21, 2012

Guimarães e Braga, um acaso?

Quis o acaso que as duas cidades minhotas sejam este ano o centro das atenções. Guimarães como capital da cultura e Braga como capital da juventude. Logo em 2012 que é o ano de todos os desânimos. Mas o acaso tem destas coisas. Pois a minha aposta é que vai ser a Norte que o país se vai apoiar para sair da crise, como de resto a nossa história se encarrega ciclicamente de nos mostrar. Depois de anos em que eram apontados como os maus exemplos de empresários, ávidos de ferrari's e maserati's, é lá que se encontram algumas das melhores empresas do momento. Pequenas e a exportar. É certo que não são badaladas e certamente que os nossos governantes até as desconhecem. Mas como pude presenciar e ouvir recentemente numa reunião em braga, com mais de 50 empresários presentes, o que eles querem mesmo é que o estado os deixe trabalhar e não se intrometa.

Claro que o trabalho a fazer é imenso e tardará a dar efeitos. Estamos a pagar os erros de sucessivos governantes, que desde Cavaco sempre apostaram em bens não transacionáveis, deram cabo da agricultura, afundaram frotas pesqueiras mas mesmo assim continuam a mandar palpites de como sair do lodo onde nos meteram. Haja paciência.

Claro que o mercado global também tem a sua quota parte de culpa. Claro que os maus governantes europeus permitiram acordos com os chamados paises emergentes e agora não sabem como se safar. E o mundo é claramente uma organização de vasos comunicantes: se uns sobem outros têm que descer. Cabe a nós europeus submergir.

Claro que nós só vamos sair daqui se a Europa se unir.

Só que apesar de tanta coisa ser clara, parece que ainda há muita escuridão no ar. Que venha essa lufada de ar fresco do minho, e que saibamos todos navegar essa onda.

2 comentários:

  1. O acaso como a sorte dão um certo trabalho. Enquanto os Nortenhos vão fazendo pela vida há quem prefira fazer pelo subsídio.

    ResponderEliminar
  2. há quem diga que foi por inveja.

    ResponderEliminar