sexta-feira, outubro 28, 2011

Alguma aritmética

O chefe da CGTP-IN veio a público refutar a ideia da integração dos ditos subsídios de férias e de Natal no vencimento mensal dos trabalhadores. Ao fazê-lo, esse dirigente sindical prova que se está burrifando para os verdadeiros interesses dos que diz defender. Senão vejamos:

Se o meu salário for de 1000 euros, a receber em 14 mensalidades no ano, reunirei 14000.
Integrando os ditos “subsídios, receberei 1166,7 euros mensais, ou seja, os mesmos 14000.
Parece igual mas por acaso e em rigor não o é completamente, visto começar logo a receber em Janeiro, o que me permitiria por exemplo ir acumulando algum juro de molde a colectar em Dezembro mais uns cerca de 40 euros se entesourasse mensalmente os acrescidos 166,7.

Mas o mais interessante até nem é isso, pois tem a ver com os sucessivos aumentos salariais.
Se a dado momento houver um aumento de 3%, o salário de 1000 passa para 1030, enquanto o salário de 1166,7 passaria para 1201,3 euros, ou seja um aumento não de 30 mas de 35 euros.

Se considerarmos esta diferença ao longo dos anos, rapidamente se verá que ao fim de 5 anos (para já nem falar em 10 e nem sequer numa carreira completa de 35 anos) há uma diferença importante entre basear as actualizações salariais no esquema 12+1+1 ou apenas 12.

Não sei se isto é política, mas tem pelo menos alguma aritmética

Adenda: O Francisco (FRF), companheiro do blogue e perito nestas coisas laborais, chamou a minha atenção para o disparate do meu raciocínio sobre as consequências de um ou outro sistema nos aumentos salariais; a coisa é neutra, ao contrário do que eu afirmo acima. O essencial do post revela-se portanto errado e por isso peço desculpa aos leitores. Mas mantenho a opinião de que é um progresso integrar os ditos subsídios no vencimento mensal. Obrigado e um grande abraço ao Chico

4 comentários:

  1. Meu caro,
    Ai essa matemática!
    1201/14x12=1030
    Estás a comparar peras com maçãs.
    Mas porque hoje é Sábado...
    Um abraço,
    FRF

    ResponderEliminar
  2. Um dos dois está enganado. A questão que te ponho é a seguinte: 1201-1166=35 ou 30? Vejo que é Sábado aí. Abração

    ResponderEliminar
  3. Acho que finalmente percebi o que querias dizer Chico e reconheço que tens toda a razão. O essencial do post cai por terra. De facto nunca fui forte a matemática. Mas continuo a pensar que era bem feito integrar os ditos subsídios no vencimento mensal.

    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acordo contigo. Alîás já em tempos aqui expressei esta opinião. Claro que, quando foram criados, representaram um aumento salarial de 16,66% (8,33% cada).
    Mas hoje em dia não fazem qualquer sentido e só servem para complicar a vida. As discussões sobre que valores incidem, quando são ou não devidos, etc. são infindáveis. Administrativa e contabilisticamente são ainda uma carga de trabalhos, logo de custos inúteis, para já não falar dos problemas de gestão de tesouraria que implicam.
    Creio que todos, trabalhadores, administrativos contabilistas, gestores e a economia em geral teriam a ganhar com a sua integração nos salários.
    Único senão será o de deixar um espaço que as reivindicações sindicais tentarão reocupar.
    FRF

    ResponderEliminar