terça-feira, setembro 06, 2011

rtp (2)

Hoje no público dá-se conta das preocupações do PS relativamente do suposto serviço público estatal de televisão (coisa dos anos setenta).
Leio a notícia e pasmo como em tão poucas linhas se pode aldrabar tanto a realidade, vejamos:

"Para os socialistas, o “carácter obrigatório da existência de uma estrutura do Estado”, no caso a RTP, que presta esse referido serviço, sempre foi tido “como um instrumento essencial para assegurar a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico”.
Com todos os casos que se têm passado nos últimos anos nos jornais e televisões, falar em liberdade e independência dos orgãos de comunicação social, é tentar fazer de nós analfabetos.

"Acrescentam que existe um “vasto consenso europeu” no que à pertinência do serviço público de comunicação social respeita, em requerimento endereçado hoje ao presidente da Comissão de Ética, Cidadania e Comunicação, Mendes Bota".
Acham que ninguém sabe o que se passa lá fora(tirando o Reino Unido), onde se debate sériamente a democraticidade de o estado controlar, sim controlar, as notícias, os jornalistas, em suma a realidade. Todos sabemos como o anterior executivo conseguiu criar uma realidade parelela em alguns orgãos de comunicação que controlava.
Vai ser igual com este, e com todos os que se sucederem.

“O actual modelo de serviço público de televisão, em Portugal, apesar de semelhante ao existente na maioria dos restantes países europeus é no entanto também dos que, comparativamente, menor fundos públicos recebe”.
Aldrabice, mais uma vez. Todos sabemos que a RTP recebe por "vias travessas" muito mais do que o "oficial". Este ano por exemplo vendeu ao estado o arquivo por 150 milhões de Euros.

Quando se parte para uma discussão com estes argumentos, a coisa não vai correr bem.

2 comentários:

  1. O que é triste é constatar que este governo (através do Comissário Relvas) já decidiu entregar a RTP á Ongoing. É tudo da mesma comandita, da que controla as secretas, do avental, etc.

    ResponderEliminar
  2. Ai, ai, que o Bota nunca mais bate a bota! Ao menos esperemos que bote para canto este xoradinho xuxialista...

    Mas Nuno Vasconcelos, presidente da Ongoing, em artigo hoje publicado no DN, declara que "a Ongoing não vai à privatização da RTP - porque a televisão da Ongoing é a sIC."

    Acrescentando: "Os accionistas da Ongoing são accionistas fundadores da Impresa, sendo esta a sua aposta de fundo."

    A ver vamos como José Relvas descalça a bota...

    FRF

    ResponderEliminar