sexta-feira, julho 15, 2011

Um outro tipo de bigode


Morreu há dias, com 98 anos, o Arquiduque Otto von Habsburg, que desde 1966, depois de renunciar ao trono de Imperador da Áustria, se apresentava como o Sr. Habsburg-Lothringen.

Apesar de me assumir como um republicano empedernido, julgo-me ainda capaz de reconhecer valor onde tal se encontra: Otto von Habsburg era um homem superior.

Ainda jovem estudante recusou firmemente encontrar-se com Hitler e em 1938, quando a elite política vienense aclamava o Anschluss nazi, tentou regressar ao país para se juntar à resistência, não obstante as ordens hitlerianas de o matarem mal o encontrassem.

Foi membro do Parlamento Europeu a partir de 1979 e acreditava numa verdadeira integração europeia sem nunca perder a lucidez e as maiores reservas face à burocracia bruxelense. No Verão de 1989 patrocinou um pic-nic transfronteiriço entre a Hungria e a Áustria que permitiu a fuga de centenas de húngaros e constituiu o começo da derrocada dos regimes pró-soviéticos dos países do leste europeu.

Não sei se tinha telemóvel, mas sei que nunca aceitaria qualquer convite, por muito ‘urgente’ que fosse, de um ditador ou de um criminoso. Devia servir de exemplo.

2 comentários:

  1. É também para isto que servem os amigos!
    Para acrescentar conhecimento e despertar interesse.
    Nunca tinha ouvido falar de tal personagem (apesar de os "Habsburgos" estarem, naturalmente, arrumados algures num caixote da memória ao pé da história da "posta"), mas agora irei decerto pesquisar, no "google" e na cara-metade :).

    Obrigado pela partilha.

    (Já agora, em jeito de troca, atrevo-me a sugerir os nomes de "William Charles Frederick Grover-Williams" e de "Robert Benoist")

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas dicas: vou investigar. Grande abraço.
    douro

    ResponderEliminar