domingo, março 20, 2011

Um investimento no nosso futuro

Relativamente aos objectivos da UE da redução em 20% das emissões de gases que contribuem para o efeito de estufa até 2020, saiu um estudo (“Acting Now for Better Health” - Health Care Without Harm Europe; Health and Environment Alliance - http://www.env-health.org/a/3585 ) sobre o impacto na saúde que se sentiria na Europa se se aumentasse esse valor para 30%.



Em suma, falam numa redução nos custos da saúde pública anualde entre 10,5 a 30,5 biliões de euros a partir de 2020, que equivale a uma poupança de entre 21 a 60 euros por habitante da EU27 por ano. Note-se que a Comissão Europeia estima que a passagem de 20% para 30% custaria cerca de 46 biliões de euros por ano em 2020. Ou seja, a poupança anual só nos serviços de saúde seria de até dois terços do investimento inicial. Só em serviços de saúde!



Não estamos a ter em conta os empregos nem os negócios gerados pelas novas tecnologias associadas à tentativa de atingir estes objectivos, nem o impulso para o futuro tão desejado na nossa economia moribunda. Fala-se tanto na dívida ridícula no Serviço Nacional de Saúde – de certeza que uma redução destas na procura do SNS (devido à melhoria geral da saúde dos cidadãos) seria mais que bem vinda.



Não será este o ou um dos caminhos para sair da crise? Claro que se está a falar de ainda mais investimento, mas é isso mesmo: um investimento no nosso futuro.
KITO

Sem comentários:

Enviar um comentário