sábado, fevereiro 05, 2011

Segunda-feira abre a época

O ano também é feito de épocas. Temos a época do frio, a época do futebol, a época da caça, a época da lampreia, a época das férias, a época das colheitas, a época natalícia, etc.
Umas mais longas, como a época escolar, outras mais curtas, como a época da castanha.
Todos os anos por esta altura temos ainda a habitual época das greves nos transportes públicos.
Depois de um período algo confuso, na altura do PREC, a coisa começou a ser mais organizada, pois que os sindicatos tinham de manter os clientes e os dias de greve são dias sem salário.
Foi assim que se começou a chatear a capital durante uma semana com greves sequenciais mas em que cada grevista só perdia um dia de salário. Primeiro parava-se o metro, no dia seguinte o autocarro, a seguir o comboio, depois o cacilheiro, etc.
Mas um dia de salário ainda era muito e os sindicatos perdiam clientes. Foi então que a coisa começou a ficar mais sofisticada. Mantinha-se a rotação de um dia por semana, mas só com 2 horas em cada dia.
Com este sistema já se conseguia um interessante nível de chateação e ainda se obtinha um bónus extra para os grevistas, pois que, para compensar os atrasos que originavam, tinham de fazer horas extra, com o que recebiam mais do que as duas horas de greve que lhe eram descontadas.
O sistema foi ainda estendido ao Porto, onde se chegara a fazer “greve” apenas à cobrança de bilhetes.

Para a semana aí estará de novo, tendo este ano a época o seguinte programa:
2.ª feira, 7: Metro de Lisboa entre as 06h30 e as 11h30;
3.ª feira, 8, será dia de descanso;
4.ª feira, 9: Carris entre as 10h00 e as 14h00 – STCP entre 09h30 e as 14h00 – Transtejo, com 3 horas por turno;
5.ª feira, 10: Trabalhadores da ferrovia (CP, CP Carga, Refer e EMEF) por todo o dia, excepto os de tracção, como os maquinistas, que param entre a 05h00 e as 09h00;
6.ª feira, 11: Soflusa, com 2 horas por turno – Rodoviárias privadas que prestam serviço público, nomeadamente as de Entre Douro e Minho e da Beira Interior entre as 03h00 e as 14h00.

Lá teremos de gramar ainda as habituais reportagens, também próprias da época, com uns utentes apeados a protestar indignados, outros a protestar com compreensão.
Entretanto, no fim-de-semana voltará o futebol e a vida continuará. Até à próxima época...

Sem comentários:

Enviar um comentário