quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Os associados (2)


O papel da União Europeia nesta conjuntura que abala o norte de África é de uma debilidade confrangedora. O inicial e pindérico discurso de apaziguamento deu lugar entretanto ao “aqui d’el rei” que vêm aí vagas de refugiados e queremos que sejam todos a pagar essas despesas.

De certa forma, é natural que as democracias europeias que se deitaram com o clan Kadhafi sintam um grande desconforto ao tornar-se público que o parceiro faz chi-chi na cama desde o primeiro dia de núpcias, mas que esse facto não os incomadava pois os petrodólares líbios, mais os contratos de armamento e de construção, permitiam comprar lençóis limpos todas as noites.

A vaga promessa de que se irão pensar numas quaisquer sanções e que a prazo talvez se congelem umas contas bancárias é de um cinismo extremo: serve pelo menos para ajudar os autocratas a transferirem atempadamente os depósitos para bancos amigos, sejam venezuelanos, sauditas, bielorussos ou chineses.

Nas próximas semanas virão a público importantes revelações dos métodos e manias do coronel e dos seus filhotes, das comissões e subornos, de como e quem pagava as milícias pessoais do beduíno senior e dos seus filhos Muatassim, Khamis, Hannibal e Seif al-Islam. Todos esses meandros e toda a brutalidade do regime e daquela corte de tendeiros eram sobejamente conhecidas dos Amados e quejandos, e é por isso que se torna absolutamente insuportável ouvir estes agora a papaguearem ‘bom-senso’ e a fingirem uma aflição que não têm, nunca tiveram nem nunca terão.

3 comentários:

  1. Que estranho! O Douro fala no papel da União Europeia e eu não fazia a mínima ideia que essa organização ainda existia.

    ResponderEliminar
  2. Longe vão os tempos do Lawrence da Arábia.
    Na altura uniam-se contra o europeu, agora dividem-se entre eles.
    Antes só dava retornados, agora também dá refugiados.
    Cést la vie...
    FRF

    ResponderEliminar
  3. a ver vamos no que vai dar toda esta "pangaiada", a ver vamos!

    ResponderEliminar