terça-feira, janeiro 25, 2011

Para que a água não molhe


Viram ontem as imagens do Sr. Jorge Sampaio a chegar ao Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa?
Pois se não viram nem sabem o que perderam. Eu explico:
Foi lá declarar que os “presentes” recebidos pelo Sr. José Penedos, ex-chefe da REN, mais não foram que gestos de cortesia do Godinho ‘sucateiro’ e que o Sr. Penedos é uma pessoa de elevado nível moral, profissional e familiar. Olarilolé!

A parte ainda mais gága da coisa resultou do facto de que chovia no momento em que o Jorge Sampaio ali chegou de automóvel, o que aconselhava o uso de um guarda-chuva para o proteger no percurso entre o carro e a porta de entrada do TCIC. Mas isso de segurar um chuço aberto na própria mão não se coaduna, ao que parece, com a dignidade de um ex-Presidente, pelo que essa tarefa foi entregue a um fulano (o motorista?) que pressurosamente o acompanhava atrás (nem sequer ao lado) para que nenhuma gota incomodasse Sua Reverência, que assim podia caminhar de mãos nos bolsos do seu sobretudo.
De repente vi-me transportado às ruas de Pequim em tempos imperiais. Ou a terras africanas onde os sobas se acompanham de lacaios a enxutar mosquitos. Socialismo do melhor. Gente fina é outra coisa.

7 comentários:

  1. Ora batatas, eu que tinha iniciado um namoro com Douro no post da tisana, tenho que o romper agora. Achei o comportamento de Sampaio exemplar. Ele foi com toda a transparência defender um amigo a tribunal e introduziu a distinção óbvia entre doação de cortesia que cabe dentro dos usos sociais e acto de corrupção. Questionado sobre se punha as mãos no fogo por Penedos, esclareceu imediatamente que estava ali como testemunha e não como juiz. Podem exigir-lhe que fale verdade sobre os factos que conhece, mas não que julgue com isenção e independência um amigo.
    O que há de relevante na atitude de Sampaio é a transparência do seu comportamento. E isso não pode deixar de ser elogiado. Talvez Penedos seja um bandido. Talvez Sampaio, também. Mas Sampaio não se escondeu atrás de prerrogativas legais para proteger os amigos à socapa. Como o outro o fez enquanto pôde no Conselho de Estado.

    ResponderEliminar
  2. Caro Funes, e eu que me preparava para o "sim" e você faz-me essa desfeita. Peço-lhe que reconsidere e não tome decisões precipitadas. Beba uma tisana, meu amigo, e releia o post "incriminado". De qualquer maneira reconheço que Sampaio é amigo dos amigos e não é a primeira vez que o demonstra. E cada um escolhe os amigos que entender e se eu não escolheria os dele, tal não invalida que os dele o sejam dele. Mas o que motivou o post não foi isso sequer. Tenho pena de não encontrar as imagens que ontem vi na televisão e assim poder aqui reproduzir. Um homem que tenta não tropeçar no da frente enquanto lhe segura o guarda-chuva é uma imagem deliciosa que me impressionou muito. Se calhar era outro amigo, que transparentemente segura um chuço e nada mais. Mas deixou-me um déjà vu, e foi tudo.
    Saudações calorosas, caro Funes. Saudações transparentes e sinceras, apesar das ironias.

    ResponderEliminar
  3. O motorista é apenas um dos direitos (à nossa pala) dos ex-PR e, nesta nacional-parolisse, quanto maior for o servilismo do "direito", maior parecerá o status do servido...
    FRF

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Francisco
    Tal como o Funes reparei mais na atitude de Sampaio em ir pessoalmente a tribunal em vez de se refugiar na prerrogativa de responder por escrito, por invulgar na nossa praça, e confirmar a boa imagem que, meramente por intuição, sempre dele fiz (apesar de nunca lhe ter dado o meu voto).
    Era-me difícil reparar na cena do "porta-chuço", nomeadamente por ter assistido à cena apenas via TSF que ainda não tem algumas modernices, mas, sendo assim, condeno essa parte gaga, sem qualquer dúvida.
    Alias, quer seja Cavaco, Durão, Sócrates ou, pelos vistos também, Sampaio, penso que esta gente deve a certa altura passar para uma outra dimensão e, provavelmente, passa a achar normais e devidas todas estas e outras mordomias da antiga fidalguia.
    À falta de algo mais drástico, mas apenas para os por a nú, vai faltando um Bordalo, ou mesmo apenas um Vilhena.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Vi a mesma cena parola,ridícula e caricata, na tomada de posse de, salvo erro Putin. Chovia e era necessário atravessar um pátio, para chegar à sala de cumprimentos. Socrates, muito direito e empruado num sobretudo novo, caminhava a sua importância, enquanto um segurança ou um lacaio o seguia, segurando um guarda-chuva. Uns metros atrás,vinha Bush, de braço dado com a Mulher, e segurando ele próprio o guarda-chuva que os protegia aos dois. Além de incompetentes, estes mscons socialistas são parolos e provincianos.

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo
    Os "mscons" que refere são decerto parolos e provincianos, mas, socialistas é que não são.

    ResponderEliminar
  7. Com toda a certeza este é o gesto que dá dignidade ao cargo, aliás, como muitos socialistas gostam de referir. Pena é, que a maior parte deles não saiba, ou quando lá chega se esqueça, de dar, ele próprio, a dignidade ao cargo.
    Está é a república socialista com que alguns sempre sonharam, mas que a muitos nunca contaram.

    Ser socialista com o dinheiro dos outros, ....

    ResponderEliminar