terça-feira, dezembro 14, 2010

LEAK A LEAK

Neste momento, a conclusão que tiro da trapalhada da revelação dos telegramas diplomáticos é que quem vai sair mal da confusão não são sobretudo os Estados Unidos mas o resto do mundo.
Claro que a capacidade de guardar segredos é fundamental nas relações diplomáticas (tal como nas relações pessoais), pelo que o sucedido prejudicará imenso nos tempos próximos o relacionamento dos Estados Unidos com outros países, que tão cedo não lhes revelarão nada que mereça reserva.
Todavia, a revelação, ao contrário do que alguns pensam, irá reduzir a transparência e a franqueza das relações entre as nações e esse facto, que não diz somente respeito aos Estados Unidos, irá ter consequências gravosas para todos.
Para além disso, a verdade é que não se encontra quase nada nos telegramas em abono da imagem conspirativa e imperialista que muito boa gente atribui aos americanos, bem antes pelo contrário. A avaliar pelos ditos telegramas, nunca deve ter existido na história uma potência imperial tão benevolente como esta. Se é assim que são os americanos enquanto superpotência, irão deixar muitas saudades quando forem substituídos pelos chineses.

1 comentário:

  1. Não tenho sguido de perto este "big brother" diplomático, mas pelo que vou ouvindo na tv, ou lendo em títulos de jornais, as ditas revelações mais me parecem umas pequenas verdades de La Palisse que, em termos jornalísticos, se traduzem apenams em mordidelas de cães.
    Afinal quem ainda não saberia que o Berlusconi era um machão, o Kadafi um paranóico e o Amado um lambe botas do tio Sam?
    FRF

    ResponderEliminar