quinta-feira, dezembro 16, 2010

Flexibilização da legislação laboral

Porque será que, cá na terrinha, sempre que este tema é mencionado a discussão se subsume a matérias de despedimento?

3 comentários:

  1. Porque é só nisso que pensa essa classezinha que desde sempre vive à custa do Estado e que exige deste que a poupe a qualquer risco e lhe garanta o lucro e que entre nós é designada pelo colectivo "os empresários".
    Belmiro de Azevedo, por exemplo, que não integra essa classezinha, mandou o filho dizer numa entrevista que a legislação laboral que temos nunca foi impeditiva ou condicionante dos investimentos que fez ou deixou de fazer.

    ResponderEliminar
  2. Mas o Problema no despedimento nunca foi nas empresas que Belmiro de Azevedo gere. O problema poem-se nas empresas pequenas ou micro, que estas sim tem dificuldades. Para além disso nas empresas de Belmiro de Azevedo, a esmagadora maioria dos trabalhadores anda a saltar de uma SA para outra, com contratos a termo. Nada contra o que ele faz, mas o problema é que poucos tem a flexibilidade que ele tem para fazer «despedimentos», ou para andar a contratar a termo durante vários anos. PQ não flexibilidade, com uma indemnização condigna, mas nunca nos moldes actuais, que permita despedir quem não produz ou não está a trabalhar condignamente, ou então quando empresa está em dificuldades.

    ResponderEliminar
  3. ... até concordo com algumas alterações às "benesses"?!.... dos trabalhores em Portugal, desde que se começasse "pelo começo"... ou seja, por um sério e rígido controlo das receitas, acabar com essa "coisa generalizada" da economia paralela, que deforma o rácio da produtividade nacional... que fiscalizassem as falsas baixas dos patrões que aparecem, mais tarde e estatisticamente, como malandrice da empregadagem... a procura por estes de trabalhadores baratos (os que já estão subsidiados do desemprego e se oferecem abaixo dos mínimos e sem descontos), em detrimento dos que nada têm nem, por isso mesmo, conseguem emprego... exigissem uma maior eficiência admnistrativa por parte do Estado e custos mais baixos para os bens essenciais à produção e actividade comercial, tais como a energia eléctrica, a água, os combustíveis, os custos da justiça, os encargos sociais, etc, etc, etc... ah, e não esquecer a redução das escandalosas e ofensivas remunerações e mordomias dos gestores públicos e outros que tais (até os da Banca, Seguros, etc.) que, também estes, acabam por influenciar todo o custo produtivo e, daí, todo o resto.
    Isso sim! É por aí que se deve começar e, não estar, sempre, a "malhar no ceguinho"... logo se entende que é, mesmo e só, para entreter...

    ResponderEliminar