quarta-feira, dezembro 01, 2010

1 de Dezembro de 1640 - Restauração da Independencia

Hoje é feriado por ser o dia da restauração da independencia ocorrida em 1640.
Nestes tempos dificeis muitas são as vozes que desvalorizam a nossa independencia.
O Tratado de Lisboa, a nossa dependencia financeira do exterior e a mais do que provável chegada do FMI, devem convocar-nos para uma reflexção sobre a importância da nossa independencia.
Na realidade, hoje, a nossa independencia é meramente formal e os poucos resquicios de autonomia e independencia são isso mesmo.
Muita gente desvaloriza a importância da nossa independencia ou pela integração europeia ou pelo iberismo. Neste dia 1 de Dezembro, a defesa da nossa candidatura ao mundial passa pela demonstração da vantagem da união ibérica.
A politica de um euro forte prejudica-nos mas é vantajosa para a Alemanha.Bruxelas preocupa-se em satisfazer os interesses da Alemanha, da Inglaterra, da França e deixa-nos cair sem apelo nem agravo.
Se fossemos independentes teriamos instrumentos para combater a situação do défice público.
A história ensina-nos que ninguém trata melhor de nós do que nós próprios.
Não sejamos inocentes!!! A bem da Nação...

«Os conspiradores decidiram restaurar a linha legítima da sucessão do trono, que entendiam ter sido preterida em 1580 com a sucessão de Filipe II, visto que de direito a coroa pertencia a D. Catarina, duquesa de Bragança. Tratava-se apenas de dar o seu a seu dono; ora o herdeiro de D. Catarina era o neto dela, D. João, duque de Bragança. O duque vivia em Vila Viçosa, aparentemente afastado da vida política de Lisboa, e era considerado em Madrid como pessoa de confiança. Pouco antes da revolução, tinha sido nomeado governador militar do País. Convidado para a chefia da revolução, hesitou. Os conjurados colocaram-no perante a alternativa: ou a conservação da monarquia com ele, ou uma república de nobres. Acedeu por fim.

A revolta assumiu a forma de uma operação de surpresa sobre o palácio real. Em 1 de Dezembro de 1640, entraram de súbito no paço quarenta fidalgos, forçando as guardas, e procuraram o Secretário de Estado Miguel de Vasconcelos, cuja morte tinha sido previamente decidida. Abateram-no e forçaram a duquesa de Mântua, prima do rei de Espanha e vice-rainha, a escrever ordens para que as guarnições castelhanas do Castelo de S. Jorge e das fortalezas do Tejo se rendessem sem resistência. Só depois de concluído o golpe foi pedida a intervenção do povo. "Às dez horas do dia - havendo uma que o caso acontecera - andavam as mulheres apregoando peixe pelas ruas, fruta e mais coisas de venda, e nas praças e ribeiras [estavam] as padeiras e tendeiras com aquela paz e repouso que pudera haver se o negócio fora uma coisa de pouco mais ou menos...", diz um memorialista que tomara parte no assalto ao terreiro do paço. Todo o País aderiu à revolução, mal teve notícia dela. Algumas centenas de estudantes portugueses da Universidade de Salamanca voltaram para Portugal, para se alistarem nas fileiras. Mas dos numerosos nobres que se encontravam na corte de Madrid, quase todos ficaram ao serviço de Filipe IV.

A aclamação de D. João IV fez-se quinze dias depois da revolução. Houve o cuidado de, na cerimónia, seguir sem qualquer alteração as praxes tradicionais. O rei apressou-se depois a confirmar toda a legislação em vigor e manteve nos seus cargos todos os funcionários da administração filipina. (...)

Logo após a aclamação, foram convocadas cortes, também segundo a forma tradicional. Aí se tomaram as providências para fazer face à guerra, que todos consideravam inevitável.»

2 comentários:

  1. Meu caro, como diz..."A história ensina-nos que ninguém trata melhor de nós do que nós próprios"...realmente? acha que esta corja dita democrata que nos governa (?) nos trata melhor? não me parece: miséria, corrupção, falência e ausencia de ambição! esta é a lição que a história recente nos mostra como nos governamos. É tempo de ter a coragem de dizer "basta", precisamos (urgentemente) de um Estado Novo! verdadeiramente Novo!!! dentro da Europa sim, mas sem os "sanguesugas" da nação que parasitam na politica actual! Basta de falsas defesas aos democratas e sim à pátria!!!

    ResponderEliminar
  2. Muito Bom !


    Contra-blog imperdivél:

    alfaiatelisboetamustdie.blogspot.com

    Enjoy !

    ResponderEliminar